No Espírito Santo, o sentimento é de revolta e perplexidade diante da tragédia que atingiu a dra Milena Gottardi Tonini Frasson, pediatra, jovem, mulher, mãe e agora mais uma cidadã a engrossar as estatísticas da violência, em especial aquela direcionada à população do sexo feminino. Na manhã do domingo (17), uma marcha na Praia de Camburi, em Vitória (ES), reuniu familiares e amigos de vítimas de violência. A caminhada também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo, médicos e lideranças políticas.
Durante a semana estão previstas duas missas em razão do crime em locais onde dra Milena trabalhava. A primeira será na próxima quinta-feira (21), às 11h00, no Hospital das Clínicas. A segunda acontecerá no dia seguinte (22), a partir de 7h00, no Hospital Infantil. O momento é de comoção pela gravidade dos fatos e pelo sentimento de falta de segurança entre os profissionais.
O presidente da Sociedade de Pediatria do Espírito Santo, dr Rodrigo Aboudib, tem acompanhado os desdobramentos desse caso e está sensibilizado pelo drama. Para ele, deve ser elogiado o trabalho da polícia, que tem agido rapidamente para solucionar o caso, mas não se pode ignorar que a violência contra a mulher tem sido recorrente no seu Estado, com “efeitos catastróficos”.
SEGURANÇA - Além disso, dr Rodrigo chama a atenção para a fragilidade da segurança oferecida aos médicos e trabalhadores da saúde. Em sua avaliação, essa tragédia poderia ter ocorrido em qualquer lugar, mas a falta de policiamento e a má iluminação, entre outros fatores, contribuirão para que ocorresse num local público, como o estacionamento do Hospital das Clínicas, que tem sofrido com as consequências na redução de verbas federais.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em nome de todos os médicos que atuam nesta especialidade, divulgou nota de pesar pela morte de dra Milena. “Trata-se de um crime que expõe a urgente necessidade de medidas que aumentem a segurança dos cidadãos e trabalhadores, inclusive em áreas como as vizinhanças de hospitais e outros estabelecimentos de saúde”, ressaltou a entidade. A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, expressou, pessoalmente, seu profundo pesar em mensagem enviada aos familiares e amigos, onde lhes deseja “paz e conforto”.
Dra Milena Gottardi Tonini Frasson foi baleada na última quinta-feira (14) quando estava acompanhada de uma amiga em uma área utilizada como estacionamento do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em Vitória (ES), também conhecido como Hospital das Clínicas. Elas caminhavam em direção ao carro, após a saída do plantão, quando foram rendidas pelo marginal que anunciou um assalto. Apesar de terem atendido a todas as ordens, ele disparou três vezes contra a médica, que foi atingida no rosto e ficou internada por mais de 24 horas em estado grave. O criminoso fugiu sem levar nada.
INVESTIGAÇÃO - O caso da dra Milena Gottardi Tonini Frasson, 38 anos, está sendo investigado pelas equipes das Delegacias de Homicídios e de Proteção a Mulher, que já prenderam um suspeito de cometer o crime e está em busca dos possíveis mandantes. Na manhã do sábado (16), o ex-marido da vítima, que é advogado e policial civil, teve o celular apreendido pela Polícia. Como o casal estava em processo de separação, suspeita-se que o crime tem relação com a partilha de bens. O corpo da dra Milena foi enterrado por volta das 18 horas do mesmo dia, no município de Fundão(ES).
Durante a caminhada da manhã de domingo, além do caso da dra Milena Frasson se falou também de outro crime recente: o assassinato da advogada Gabriela Silva de Jesus, cometido pelo seu ex-noivo, Rogério Costa de Almeida, e Alexandre Santos de Souza, um amigo dele. Ambos estão presos e foram indiciados por sequestro, tortura e homicídio qualificado. Somadas, as penas máximas desses crimes chegam a 46 anos de reclusão.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19