O professor dr Nelson Grisard, uma referência no ensino e na prática da pediatria no Brasil, teve sua trajetória contada em prosa pela sua esposa, Iza V.R. Grisard com colaboração da dra Leila Denise Cesario Pereira e do dr. Murillo Ronald Capella, além do próprio biografado. Entre outros pontos, o livro, recentemente lançado, mostra as origens e a família do personagem, sua vida na Universidade do Paraná, onde se graduou em medicina em 1961, sua relação com os colegas e com a política universitária. Também apresenta detalhes da formação médica precoce e extensa que incluiu passagens por Curitiba (PR), São Paulo (capital), Cidade do México, Buenos Aires e Montevidéu.
A formação ampla, que abrangeu clínica, fisiologia materno-fetal e neonatal, patologia da placenta e neonatal, saúde pública materno-infantil e bioestatística, o levou a ser convidado para colaborar com o drr. Miguel Salles Cavalcanti no planejamento, construção e instalação do Hospital Infantil Edith Gama Ramos e na Cadeira de Pediatria da UFSC, em Florianópólis. Esta foi uma das etapas cumpridas que, na vida acadêmica, o levou a ser a professor titular de pediatria e Livre-Docente Doutor em Ciências pela UFSC, sempre pela via dos concursos e das defesas de tese.
Além da reconhecida atuação junto à UFSC, dr Nelson Grisard militou como professor e orientador no Curso de Medicina da Univale a convite de seu reitor, dr. Edson Villela. Naquela escola, foi professor de neonatologia, pediatria e ética médica e bioética. Depois, também convidado pelos reitores Gerson da Silveira e Aylton Ramos para colaborar com a formatação do internato do Curso Médico em Tubarão e com a instalação e a docência de Ética Médica e Bioética, no Campus da Grande Florianópolis em Palhoça.
A obra, publicada pela Editora Unisul, relata a intensa participação médica e associativa do dr. Grisard, que alcançou nome na pediatria nacional chegando a titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Porém sua atividade no campo dos Conselhos Federal e Regional de Medicina também são relevantes. Atualmente, ele é membro do Corpo de Editorial da Revista Bioética do CFM e ativo membro da sua Comissão de Ensino Médico. Também presidiu a Federação Brasileira das Academias de Medicina, realizando importante Conclave científico em Florianópolis, e é membro emérito da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina.
O Caminho revela ainda histórias, reais e curiosas, de pacientes pediátricos em consultório e traz um afetuoso capítulo intitulado: “Tubarão, SC”. Nele, o biografado, demonstra amizade e gratidão à gente da Cidade Azul, à Unisul que o acolheu e homenageia o Reitor dr Sebastião Salésio Herdt pelos 80 anos de vida, dos quais 55 dedicados à medicina. Fernando Coruja. Os capítulos trazem também depoimentos de familiares, colegas e amigos.
A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, esteve recentemente com dr Nelson Grisard, em Santa Catarina. Na ocasião, ele, que atualmente é o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado, apresentou suas percepções sobre os desafios para a classe pediátrica. “Há grande admiração e respeito pelo trabalho do professor Nelson Grisard. Trata-se de um exemplo para todas as gerações pelo seu compromisso com os pacientes e com a medicina”, ressaltou dra Luciana.
Vice-presidente da SBP participa de cerimônia de posse da nova di...
31/01/2025 , 16:46Dr. Paul Turner é destaque no Alergoped 2025: expectativas e inov...
31/01/2025 , 12:03Prazo para envio de resumos científicos ao 18º Pneumoped termina ...
31/01/2025 , 11:54Síndrome das pernas inquietas
30/01/2025 , 08:48PEDCAST SBP: "Alimentação saudável na escola"
28/01/2025 , 10:34Com programação diversificada, 17ª edição do Alergoped chega em m...
24/01/2025 , 18:09