Na próxima segunda-feira (05), a secretária do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Maria Albertina Santiago Rego, participará da reunião técnica do Consórcio Internacional sobre Crescimento do Recém-nascido para o Século 21 (INTERGROWTH 21st), que ocorrerá em Belo Horizonte, no campus da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O objetivo da reunião é apresentar o estudo sobre curvas padrão para acompanhamento pós-natal de bebês prematuros elaborado pelo grupo. Na ocasião, também será discutida a implementação do INTERPRACTICE 21st, fase secundária do INTERGROWTH 21st, que visa disseminar globalmente todo o conteúdo científico e ferramentas clínicas desenvolvidas pelo Consórcio.
Os representantes internacionais do Consórcio, dr. José Villar, diretor do Instituto de Saúde Materno-Perinatal da Universidade de Oxford, e dr. Fernando Barros, professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, serão os responsáveis por conduzir as apresentações. CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO.
Segundo a dra. Maria Albertina, coordenadora da divisão do INTERPRACTICE 21st no Brasil, os novos métodos para monitoramento terão impacto direto na saúde dos recém-nascidos pré-termo, servindo inclusive como base para mudanças em conceitos nutricionais.
“As curvas foram produzidas com controle técnico bastante rigoroso. Por meio desse instrumento, será possível detectar com precisão e de forma precoce uma série de problemas relacionados ao desenvolvimento. Além disso, os dados do estudo demonstram a necessidade de um novo paradigma em relação às práticas alimentares dos prematuros, fundamentado no aleitamento materno”, esclareceu.
PREMATURIDADE – Considerada a principal causa de mortalidade no mundo, durante os primeiros 5 anos de vida da criança, a prematuridade é responsável por desencadear uma série de morbidades neonatais.
De acordo com a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, a iniciativa representa um grande avanço e contribui para o bem-estar de recém-nascidos. “É a primeira vez que essas curvas padrão são estabelecidas com referência em dados do mundo inteiro. Com o acompanhamento correto, será possível prevenir a hiperalimentação, estimular o desenvolvimento seguindo a fisiologia da criança e prevenir doenças crônicas futuras. Sem dúvidas, é uma vitória para a pediatria”, afirmou a dr. Luciana.
Entre o público convidado para o evento, encontram-se obstetras, enfermeiras de assistência perinatal e pediatras, que atuam em serviços de referência de Belo Horizonte. Após a apresentação, a sessão será aberta para discussão e haverá espaço para sanar dúvidas com os representantes do INTERPRACTICE-21st
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12