Um novo esforço e importante em prol da educação médica no País será lançado nas próximas semanas, graças à continuidade de parceria entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Manole Educação. No dia 2 de novembro, em Fortaleza (CE), durante a abertura do 19º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, será apresentado ao público curso desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos profissionais e estudantes de medicina interessados na oferta de cuidados pediátricos.
A expectativa é de que a iniciativa beneficie mais de seis mil pediatras, professores, residentes e alunos de graduação, permitindo-lhes aumentar seus conhecimentos de forma a aperfeiçoar o atendimento de crianças e adolescentes. “Esse é um curso totalmente online, que traz, como novidades, as apresentações de casos clínicos, fórum de dúvidas com acompanhamento de tutor, sugestão de bibliografia relacionada e exercícios práticos para que o aluno possa testar os seus conhecimentos”, explicou a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva.
Ela é uma das coordenadoras deste projeto, juntamente com o 2º- vice-presidente da entidade, dr Edson Liberal, e Ekaterini Simões Goudouris, doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES-UFRJ e presidente do grupo de assessoria em Imunodeficiências Primárias (IDP) da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) desde janeiro de 2015. Em vídeo, já disponível na internet, a dra Luciana Rodrigues e o dr Edson Liberal apresentam em detalhes o 2º Curso de Pediatria e convidam os interessados a se inscreverem e acompanharem a atividade que dialoga com o compromisso da atual gestão da SBP com a promoção do conhecimento e a valorização da educação continuada.
Assista a mensagem de vídeo preparada pelos coordenadores do curso.
TRATADO DE PEDIATRIA - Segundo dra Luciana, a formação, direcionada aos pediatras, residentes da especialidade e alunos de graduação em medicina interessados na área, foi desenvolvida de modo a promover a atualização de todos. O 2º Curso de Pediatria tem como base o Tratado de Pediatria, que está em sua 3ª edição, e tem como objetivos preparar, educar e capacitar os participantes com a contribuição ativa de renomados mestres dos Departamentos Científicos da SBP.
Para o dr Edson Liberal, os temas discutidos são indispensáveis à boa formação do pediatra, levando o aluno ao conhecimento pleno das habilidades necessárias ao novo currículo da pediatria e preparando-o para o dia-a-dia da especialidade. Entre as características que se destacam nessa formação é o formato didático, que facilita o aprendizado e estimula a participação, e a interação eficaz entre teoria e prática, pelo uso adequado de exercícios de raciocínio clínico, fundamentais para o exercício da medicina.
METODOLOGIA – A diretora da parceira da SBP neste projeto, Daniela Manole, contabiliza mais de três mil alunos na primeira edição do Curso de Pediatria, lançado em 2014. Sua expectativa é de que este número aumente consideravelmente, podendo chegar a mais de seis mil inscritos nesta nova etapa. Segundo ela relatou, a iniciativa – ancorada nas ações conjuntas da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Manole Editora – configura um sucesso para ambas as instituições.
Organizado em 30 módulos, com carga horária de 360 horas, o 2º Curso de Pediatria abrangerá temas relacionados às situações mais prevalentes no cotidiano do atendimento na especialidade. Cada módulo será composto por caso clínico, videoaula, exercícios e leitura de bibliografia relacionada. O aluno tem acesso a todo o material, quantas vezes desejar, durante o período do curso. Além disso, no início de cada aula, será apresentado vídeo animado com as habilidades esperadas dos alunos para o assunto em questão.
CONTEÚDOS RELEVANTES – Os conteúdos abrangerão áreas de extrema utilidade, como infectologia, emergência, segurança, adolescência, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, ginecologia, odontopediatria, medicina paliativa, dentre outras. Tudo tratado com a ajuda de exposições novas e atualizadas, construídas a partir da prática cotidiana em consultórios e hospitais, que contarão com o suporte de fóruns de discussão (com tutoria), exercícios, discussões sobre casos clínicos e apresentação de habilidades a serem trabalhadas.
“Quando fizemos o planejamento pedagógico dessa nova edição do curso, em conjunto com os coordenadores da SBP, levamos em consideração o novo currículo global do GPEC – Currículo Global da Pediatria – e incorporamos todos os conteúdos para que o aluno possa se atualizar sobre esse novo modelo de formação”, explica Daniela Manole.
Um ponto relevante a ser destacado é que os alunos que tiverem o aproveitamento desejável e participarem de todas as atividades receberão o certificado de um curso de 360 horas pela SBP. Todos os especialistas receberão pontuação, que será enviada à Comissão Nacional de Acreditação (CNA). O curso terá início, efetivamente, a partir do dia 6 de março de 2017, sendo que as videoaulas ficarão disponíveis até 31 de dezembro de 2018. No entanto, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Manole Editora. Para os interessados em já fazer parte desta experiência, basta acessar aqui.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12