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"Estimular o uso consciente dos exames de imagem e promover a interlocução entre pediatras e radiologistas para um melhor cuidado de crianças e adolescentes". Esta é a mensagem principal da campanha Image Gently Brasil, lançada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), em 12 de outubro (Dia das Crianças), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia oficial foi realizada durante o XLVII Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Na ocasião, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, ressaltou a importância da atitude crítica e da atenção individualizada do pediatra na hora de solicitar os exames. "Atualmente, contamos com modernos recursos de imagem que revolucionaram os métodos de diagnóstico e tratamento. No entanto, ainda é preciso adequar a prescrição a cada paciente, sobretudo no atendimento da população pediátrica. A criança tem particularidades que não podem ser negligenciadas", enfatizou.
EXPOSIÇÃO - A campanha busca alertar a população e os especialistas sobre os riscos da exposição excessiva em exames de imagem que emitem radiação ionizante, como tomografias computadorizadas e raios-X. Apesar de fundamentais para a detecção de diferentes doenças, essas ferramentas podem causar danos nocivos à saúde quando utilizadas de forma inadequada.
A solenidade de lançamento contou também com a presença do presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), dr. Manoel Rocha, que reforçou a importância da parceria entre radiologistas e pediatras. "A conscientização é fundamental aos dois especialistas. Essa iniciativa amplia a possibilidade de consulta mútua entre os médicos das especialidades, seja para discutir qual exame é mais indicado ou se o resultado desejado foi atingido", disse.
ASSISTA ABAIXO O VÍDEO DE LANÇAMENTO:
FERRAMENTA - Outro ponto destacado por ele foi a maior necessidade de cuidado no acolhimento das crianças. "É preciso garantir também locais apropriados aos pacientes pediátricos para a realização dos exames e sobretudo evitar a exposição deles a contextos potencialmente traumáticos", ressaltou. Por sua vez, dra. Dolores Bustelo, referência em radiologia pediátrica no Brasil e uma das idealizadoras da campanha, enfatizou a relevância das ferramentas de diagnóstico por imagem no tratamento de diferentes agravos e aumento da expectativa de vida.
"Desde a sua descoberta, os raios-X e a tomografia já salvaram milhões de pessoas e consistem em procedimentos fundamentais para a cura em muitos casos. Nossa missão é esclarecer os especialistas e a população para evitar os excessos. Os exames são recursos importantes, mas devem ser solicitados apenas quando houver real necessidade", afirmou.
De acordo com dr. Aldemir Soares, membro do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da diretoria da Associação Médica Brasileira (AMB), as recomendações da Image Gently podem ser estendidas a todos os médicos. "O pedido do exame de imagem não pode ocorrer de forma aleatória e sem uma avaliação cuidadosa do quadro de sintomas. É preciso sempre identificar qual o melhor tipo e em que momento solicitar. A intenção é evitar uma repetição desnecessária e reduzir os riscos", indicou.
CAMPANHA - Reconhecida mundialmente, a iniciativa Image Gently faz parte da Alliance for Radiation Safety in Pediatric Imaging, uma rede internacional composta por mais de cem instituições científicas e com abrangência em cerca de 150 países. Iniciada em 2006, pela Society for Pediatric Radiology, a campanha já ganhou ações específicas nas áreas da Fluoroscopia, Intervenção e Odontologia.
No Brasil, o projeto foi iniciado preliminarmente pela Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), em 2016. Além da SBP, a partir deste ano, a campanha será promovida em âmbito nacional com o apoio do CBR, CFM, AMB, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Latino-americana de Radiologia Pediátrica (Slarp), Colégio Interamericano de Radiologia (CIR), Comitê de Proteção Radiológica do Latin Safe e Federação Mundial de Radiologia Pediátrica (WFPI, sigla do nome em inglês).
"Para alcançar a repercussão necessária, a campanha necessariamente deve envolver todos os setores que participam desse processo: desde o médico que faz o pedido até o técnico que vai realizar o exame. A parceria de todas as entidades é significativa, pois amplia o alcance da ação e permite atingir nosso objetivo de forma mais efetiva", concluiu o diretor científico do CBR, dr. Pedro Daltro.
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