Coordenadoras do PRN da SBP recebem prêmio por trabalho científico no SUN Brazil 2018

As dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), acabam de receber o prêmio de melhor trabalho científico do Congresso de Simulação Clínica - SUN Brazil 2018, promovido pela Laerdal Medical, entre os dias 14 e 16 de junho, em São Paulo (SP). O evento é considerado um dos mais tradicionais na área de simulação clínica realística e avalia inovações técnicas que vem sendo implementadas por especialistas de diferentes campos do conhecimento.

Elaborado em coautoria pelas coordenadoras do PRN-SBP e pelo grupo do laboratório de simulação da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o trabalho vencedor apresenta os resultados obtidos a partir do projeto de capacitação coordenado pelo dr. Milton Miyoshi, em procedimentos de reanimação neonatal com o auxílio de manequins de alta fidelidade. No total, 78 profissionais de saúde vindos de todo o País foram qualificados na sede da EPM.

“Ainda há poucos estudos que atestem a eficácia da simulação realística no nosso campo. O nosso trabalho demonstra como essa modalidade de treinamento pode contribuir para a redução do tempo de execução das manobras de reanimação neonatal, além de melhorar a ação da variabilidade dos intervalos entre a indicação e a execução de manobras”, explicam as dras. Maria Fernanda e Ruth Guinsburg.

Todos os profissionais qualificados nas aulas de reanimação são instrutores do PRN-SBP, que são os especialistas responsáveis por replicar o treinamento oferecido nos cursos de reanimação fornecidos pela SBP. “A utilização de manequins de alta fidelidade evidenciou uma melhora na performance dos profissionais de saúde. Ficou ratificado como esses instrumentos agregam qualidade ao treinamento e como consequência impactam na eficácia da assistência fornecida ao recém-nascido”, destacaram.

SELEÇÃO – Entre os mais de 120 resumos inscritos no SUN Brazil 2018, o projeto foi criteriosamente avaliado pela comissão científica do evento e selecionado para a primeira colocação da classificação geral. De acordo com a dra. Ruth, a premiação consiste em um reconhecimento por anos de esforço e comprometimento dedicados à promoção da saúde neonatal no Brasil.

“Agradecemos generosamente à SBP, que na realidade é uma das grandes incentivadoras do sucesso desse programa. Investir na implementação de novas práticas e promover a qualificação dos pediatras brasileiros representa um dos principais caminhos para conseguirmos cada vez mais garantir uma assistência adequada aos recém-nascidos e a toda população pediátrica”, afirmam as pediatras.

Além das dras. Ruth Guinsburg e Maria Fernanda, o trabalho vencedor conta também com a coautoria dos drs. Milton Miyoshi, Maria Florência Conzi e Mandira Daripa Kawakami.