Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Femina Hospital Infantil e Maternidade, em Cuiabá (MT), participaram do curso de Reanimação Neonatal certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e realizado no auditório do hospital durante o último sábado (10). A aula contou com módulos teóricos e práticos, em que manequins simularam um bebê para as demonstrações das manobras pelos participantes.
Segundo a diretora técnica da Femina e uma das instrutoras do curso, dra. Fernannda Pigatto, o objetivo da atualização profissional é garantir que a assistência seja feita da melhor maneira possível e evitar casos de anóxia neonatal, que é a ausência de oxigênio adequado para as células cerebrais. “Sabemos que um em cada dez bebês que nascem vão necessitar de ventilação, um em cada 100 precisarão de intubação e de um a dois bebês a cada grupo de 1.000, de massagem e drogas”.
De acordo com a dra. Fernnanda, o foco principal é aprender a ventilar o bebê e criar protocolos de atendimento. “Se a maior parte dos profissionais conseguir garantir que o bebê respire na hora que nascer, o risco desse bebê evoluir para complicações é muito menor”, aponta. A equipe da Femina já foi capacitada em Reanimação neonatal, mas esta foi a primeira vez que a instituição organizou o evento. Além da dra. Fernannda, foram instrutoras no curso as médicas Débora Dal Ponte e Bruna Pucca.
“O curso envolve diversas fases do atendimento, desde o preparo da sala para uma situação de emergência, checagem de todo material e equipamentos, passando pela avaliação das condições de nascimento, para a tomada da melhor conduta até fases da reanimação como passos iniciais, maneira correta de ventilar, massagem cardíaca, e de auxílio ao médico na hora da administração de drogas, na parada cardíaca entre outros casos”, definiu a diretora da Femina.
PRÓXIMOS CURSOS – Outros cursos estão previstos para ocorrer ainda este ano em Cuiabá. No próximo sábado (17), os enfermeiros do Hospital Femina participarão do treinamento de reanimação neonatal para profissionais de saúde. Nos dias 26 e 28 deste mês, a Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape) realizará o Curso de Formação de Instrutores de Alto Risco.
Em 2017, foram 96 treinados, entre médicos e profissionais de saúde, em 11 edições dos cursos realizados pela SBP no estado do Mato Grosso. Para se inscrever, os interessados deverão procurar a filiada. Informações poderão ser obtidas, entre 8h e 13h, pelos telefones (65) 3623-4709/3624-3725 ou e-mail [email protected] .
*Com informações do site Olhar Direto
Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05Particularidades do cuidado paliativo neonatal são debatidas em ú...
15/01/2025 , 15:45PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53