Que tal ver na programação do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) debates em torno de temáticas indicadas por você? Essa possibilidade existe, basta que os interessados em contribuir com a definição das mesas-redondas, oficinas e conferências encaminhem suas propostas para a análise da Comissão Organizadora do evento, previsto para acontecer em Porto Alegre (RS), em outubro de 2019. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail [email protected], criado especialmente para acolhê-las.
Essa é uma das principais novidades no processo de organização do 39º CBP que tem como meta aumentar o número de participantes e o nível de satisfação com os resultados alcançados ao final do último Congresso, que aconteceu em outubro de 2017, em Fortaleza (CE). Irmanadas nesse desafio, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) já estão a todo o vapor.
Reuniões, visitas técnicas e planejamento intenso têm marcado os preparativos para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (39º CBP). “A SPRS e a SBP estão se empenhando para realizar um evento completo de atualização científica, com momentos agradáveis de convivência e desenvolvimento pessoal dos participantes”, destaca dra. Cristina Helena Targa Ferreira, diretamente envolvida com esse projeto.
Estrategicamente localizada, a apenas alguns quilômetros dos maiores centros urbanos nacionais e do Mercosul, a capital gaúcha foi escolhida também pelo que oferece em termos de infraestrutura, gastronomia e serviços. “Desde a escolha do Rio Grande do Sul, temos trabalhado rotineiramente e até criamos Comissões específicas, que trabalham no planejamento e na organização do evento, considerando suas diversas atividades científicas e as necessidades estruturais”, comentou ao SBP Notícias a presidente da SPRS.
Além da possibilidade dos especialistas contribuírem diretamente com a montagem da programação, já foi definido que a Defesa Profissional ganhará dentro do evento um destaque à parte. Também será estimulada a interação dos pediatras com a comunidade. Para isso, a SPRS criou, especialmente para o evento, a “Comissão de Atividades Comunitárias”. O grupo tem como missão desenvolver propostas para mostrar à população a importância do pediatra, como médico especializado na saúde e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Na entrevista a seguir, saiba um pouco mais sobre os preparativos para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, ao ler a entrevista feita com a presidente da SPRS, dra. Cristina Helena Targa Ferreira.
Leia abaixo a íntegra da entrevista.
SBP Notícias – Qual o significado da escolha do Rio Grande do Sul para sediar o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria?
Dra. Cristina Targa – Para nós, gaúchos, é extremamente importante que o próximo Congresso Brasileiro seja em Porto Alegre. Esse é o maior evento da Pediatria do Brasil, então, tê-lo em nosso estado é uma grande alegria e uma honra para todos os pediatras gaúchos.
SBP Notícias – Como a SPRS pretende participar desse processo?
Dra. Cristina Targa – Pretendemos participar em todos os aspectos da organização do congresso. Junto com a SBP, e contando com todos os pediatras gaúchos, estamos prontos a ajudar, a organizar, a tornar possível e um sucesso o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria.
SBP Notícias – Há alguma estratégia que será feita para estimular a participação dos especialistas gaúchos no evento?
Dra. Cristina Targa – A SPRS já vem divulgando amplamente o Congresso aos seus associados. Criamos um e-mail próprio ([email protected]) para que eles encaminhem sugestões de temas que gostariam que fossem abordados. O Congresso Gaúcho, evento anual da SPRS, não será realizado em 2019 e o público deste evento, em média 1.200 pediatras, certamente estará presente no Brasileiro. Além disso, o 39º CBP no Rio Grande do Sul, com certeza, trará um público mais abrangente, que aproveitará esta oportunidade ímpar de atualização aqui no Estado.
SBP Notícias – Quais os critérios para escolha do espaço onde será realizado o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria?
Dra. Cristina Targa – Os critérios serão fundamentalmente os espaços físicos e a infraestrutura para receber um grande número de participantes. Porto Alegre é a sexta cidade brasileira que mais sedia eventos internacionais e é considerada referência em termos de gastronomia e serviços. Além disso, é um local que tem se destacado pela qualidade dos seus profissionais e da atuação das entidades de classe líderes em diversas áreas, especialmente na medicina.
SBP Notícias – Qual a preocupação dos organizadores, de forma geral, com aspectos como transporte, hospedagem, alimentação e comunicações durante o Congresso?
Dra. Cristina Targa – Como todas as metrópoles do País, a cidade também sofre com o trânsito na “hora do rush”. Para facilitar o deslocamento dos participantes, estamos planejando iniciar o Congresso um pouco mais tarde, no período da manhã, e estender os horários, facilitando o transporte dos participantes. Porto Alegre está a apenas duas horas de voo das principais capitais do Brasil e do Mercosul. A rede hoteleira de Porto Alegre e região Metropolitana ajudará muito, pois possui uma grande quantidade de estabelecimentos de todas as categorias, com bandeiras nacionais e internacionais. Sobre a alimentação, somos um estado com influência gastronômica de várias etnias, com muita diversidade, mas acredito que os pediatras do Brasil inteiro não perderão a oportunidade de experimentar o nosso tradicional churrasco.
SBP Notícias – Quantas reuniões já foram realizadas para discutir e estruturar o evento? Quem participou dessas reuniões?
Dra. Cristina Targa – Desde a escolha do Rio Grande do Sul, temos trabalhado rotineiramente e até criamos Comissões específicas, que trabalham no planejamento e na organização do evento, considerando suas diversas atividades científicas e as necessidades estruturais. Foram efetuadas visitas técnicas e reuniões com entidades parceiras para preparar Porto Alegre para o 39º CBP, providenciando desde o bloqueio de quartos da rede hoteleira até a adaptação do calendário das atividades da SPRS neste ano especial. Após o Congresso em Fortaleza, a diretoria da SBP começou a fazer reuniões internas para selecionar as empresas prestadoras de serviços. No início do mês de junho, ocorreu uma visita técnica a Porto Alegre, com a participação de membros da diretoria da SBP - dr. Edson Ferreira Liberal, segundo vice-presidente; e dra. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, diretora de Cursos, Eventos e Promoções -, acompanhados de representantes da diretoria da SPRS: dras. Themis Reverbel da Silveira, Cristina Targa Ferreira, Denise Leite Chaves e Helena Müller.
SBP Notícias – Haverá espaços na programação de interação entre os pediatras e a comunidade? Por que isso é importante?
Dra. Cristina Targa – Esta interação com a comunidade é algo que a SPRS valoriza e vem promovendo, há muitos anos, através de eventos e ações junto à população gaúcha. Consideramos tão importante esta interação, que uma das Comissões criadas pela SPRS para o Congresso Brasileiro é a “Comissão de Atividades Comunitárias”, que pretende mostrar à comunidade a importância do pediatra como o médico especializado na saúde e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
SBP Notícias – Sobre a Defesa Profissional, há ações serão feitas dentro do evento para abordar esse tema?
Dra. Cristina Targa – O tema da Defesa Profissional é de extrema importância dentro do Congresso e uma preocupação constante da SPRS. Tratativas futuras com a Sociedade Brasileira de Pediatra nortearão as atividades sobre este tema no encontro de 2019. Reuniões estão ocorrendo rotineiramente e pretendemos que todas as atividades de sucesso, ocorridas no encontro em Fortaleza, como a mostra “Pediatras Incríveis”, voltem a compor a programação do evento em Porto Alegre.
SBP Notícias – Quais as novidades estão sendo preparadas para esta 39ª edição?
Dra. Cristina Targa – Na primeira reunião com o Departamento de Marketing da SBP, realizada em junho na sede da SPRS, se iniciaram as discussões para avaliação das sugestões sobre a temática do Congresso. Na oportunidade, também foram propostas atividades especiais que certamente marcarão o encontro dos pediatras brasileiros no Rio Grande do Sul. A SPRS e a SBP estão se empenhando para realizar um evento completo de atualização científica com momentos agradáveis de convivência e desenvolvimento pessoal dos participantes.
Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12SBP cria Grupo de Trabalho sobre Transtorno do Espectro Alcoólico...
18/11/2024 , 12:11