Especialistas são treinados pelo Programa de Reanimação Neonatal da SBP em Rio Branco

Para ampliar a qualificação dos especialistas que trabalham na assistência ao recém-nascido em sala de parto e diminuir os atuais índices de asfixia perinatal na região Norte, o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) realizou, no último fim de semana, a capacitação de médicos, residentes e outros profissionais de saúde, do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco (AC).

No sábado (24), foram ministradas aulas práticas e teóricas sobre os procedimentos de reanimação ao nascimento de crianças com idade gestacional de 34 semanas ou mais. Entre as técnicas apresentadas, estão, por exemplo, ventilação com balão e máscara, intubação, massagem cardíaca e administração de medicações. No domingo (25), o curso foi destinado aos métodos de reanimação do prematuro, com foco na utilização de aparelhos CPAP e aplicação do ventilador mecânico manual.

De acordo com a coordenadora estadual do PRN-SBP, dra. Ana Isabel Coelho Montero, o treinamento impacta diretamente nos números de mortalidade neonatal precoce. “Caso ocorra uma intercorrência, no momento do nascimento, somente um especialista devidamente qualificado poderá garantir ao recém-nascido o atendimento adequado. Se o bebê apresentar dificuldades em respirar, mas receber os cuidados necessários logo no primeiro minuto, é alta a chance de ficar tudo bem”, afirmou a pediatra.

No total, 51 profissionais da capital e vindos de cidades do interior concluíram os cursos, em consonância com as condutas mais atualizadas do Programa. As aulas foram ministradas pelos instrutores estaduais do PRN-SBP: drs. Joseneide Maria Feitosa de Oliveira Vargas, Maria do Socorro Avelino Gonçalves, Renata Fagundes Veiga, Karina Arcela Costa Freire, Sara Rodrigues Pereira, Katyuscia Acli de Barro e Cesar Magalhães. Segundo a dra. Ana Isabel, estão previstos para os próximos meses cursos para treinamento de especialistas no transporte do recém-nascido de alto risco, além de novas edições destinadas ao atendimento de bebês nascidos a termo e pré-termo em sala de parto.

HISTÓRICO - Desde maio de 2016, o PRN-SBP aprovou 784 médicos no curso de Reanimação Neonatal, 627 no curso para profissionais de saúde, 101 médicos no curso de reanimação do prematuro e 269 no curso do transporte do recém-nascido de alto risco na Região Norte. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo PRN-SBP, acesse o site sbp.com.br//reanimacao