Foz do Iguaçu vai receber o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, em abril

Entre os dias 5 e 7 de abril, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, será palco para o 7º Simpósio de Reanimação Neonatal, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). Nos três dias de evento, serão abordadas questões de relevância para o pediatra, como o atendimento adequado ao recém-nascido a termo, o cuidado com o prematuro na sala de parto, a redução da asfixia perinatal, entre outras.

Cerca de 1.100 profissionais da saúde são esperados, entre eles, neonatologistas, pediatras que trabalham em sala de parto, fisioterapeutas, enfermeiros, residentes e acadêmicos de medicina. A presidente do evento, dra. Gislayne Nieto, reforça que o trabalho no atendimento do recém-nascido ocorre em equipe e, portanto, todos os presentes serão beneficiados pela troca de experiências.

“O Simpósio é essencial para promover a troca de conhecimentos, diminuir a mortalidade e morbidade e para melhorar a sobrevida das nossas crianças. Esperamos grande participação dos profissionais da área para que possamos manter a excelência no atendimento dos recém-nascidos”, afirma. Segundo ela, estarão expostos os conhecimentos científicos e condutas mais recente da Reanimação Neonatal.

PALESTRAS INTERNACIONAIS – O Simpósio contará com três palestrantes de renome internacional: os drs. Gary Weiner e Marya Strand, membros do Comitê do Programa de Reanimação Neonatal da Academia Americana de Pediatria e da Força Tarefa Neonatal do Comitê Internacional de Ressuscitação; e o dr. Stuart Hooper, presidente da Sociedade de Perinatologia da Austrália e Nova Zelândia. Além dos palestrantes internacionais, as conferências e debates ainda contarão com a participação de pediatras da SBP e de coordenadores do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da entidade.

Nos dias 06 e 07, o dr. Gary Weiner será conferencista nas palestras “Dia-a-dia na sala de parto: preparando o ambiente e a equipe para a reanimação do recém-nascido pré-termo”; “Passos iniciais e estímulo tátil na Reanimação Neonatal: o que mudou?”; e “Como melhorar a habilidade de ventilar o recém-nascido na sala de parto”.

Já a dra. Marya Strand estará presente nos três dias do Simpósio, nas discussões sobre “Monitores de Reanimação Neonatal em sala de parto: eles ajudam?”; “Estratégias educacionais para otimizar o trabalho em equipe na Reanimação Neonatal”; e “Massagem cardíaco no recém-nascido: o que sabemos e o que não sabemos?”.

O pediatra australiano, dr. Stuart Hooper, também marcará presença nos três dias de debates, apresentando os seguintes temas: “A transição ao nascer: translação da fisiologia à clínica”; “Clampeamento tardio de cordão e transfusão placentária: quais as evidências científicas?”; “Otimizando a ventilação não invasiva na sala de parto”; e “Qual o papel do oxigênio na transição fisiológica ao nascer?”.

INSCRIÇÕES – As inscrições estão com desconto especial até o dia 23 de fevereiro para todas as categorias. Para garantir sua vaga e consultar a programação completa, clique AQUI. Não perca esta oportunidade!