Caros amigos e amigas,
Passada a euforia de termos tido a oportunidade de compartilhar com cada um de vocês a realização do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), que ocorreu de 10 a 14 de outubro, em Fortaleza (CE), cabe-nos a prazerosa missão de agradecer todo apoio e empenho recebidos ao longo dos meses de preparação para a grande festa nacional de nossa especialidade.
É difícil citar nomes, pois não queremos cometer indelicadezas. Contudo, não podemos deixar de agradecer de forma especial o empenho de duas lideranças que nos brindaram com o seu melhor em todo esse processo. A elas – dra Anamaria Cavalcante e Silva, presidente do 38° Congresso Brasileiro de Pediatria, e dra Maria Francielze Holanda Lavor, presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) – a nossa mais sincera gratidão.
Graças à dedicação de ambas, bem como de diretores, funcionários, assessores e colaboradores de todas as horas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o 38º Congresso terminou sábado com fecho de ouro. Ao longo do evento, tivemos a oportunidade de confraternizar com os congressistas e colher a boa impressão sobre as atividades realizadas. Aqueceu nosso coração perceber que tudo foi motivo de elogios.
Os comentários foram, em sua imensa maioria, favoráveis à montagem da programação, aos palestrantes, à escolha do local, às atividades extraordinárias, como Pediatras Incríveis, e aos compromissos assumidos pela SBP junto aos pediatras e à sociedade, como aconteceu no 1º Simpósio de Aleitamento Materno e no Fórum de Defesa Profissional.
Mais do que nunca essas impressões confirmam que a atual gestão da SBP tem tomado as decisões corretas ao ancorar suas ações na transparência, na racionalidade, na ética, na justiça e no debate amplo e democrático. Assim, os números não mentem e ajudam a entender melhor o atual momento da especialidade.
Afinal, com 6.450 inscritos, 30% a mais do que o número de participantes do Congresso realizado no Rio de Janeiro, em 2015, fica claro o que os pediatras esperam da SBP o que esta sendo realizado: maior aproximação entre a entidade nacional e as filiadas; estímulo à produção de conhecimento; investimento em capacitação; participação ativa no debate das políticas públicas com impacto na vida da população pediátrica e dos profissionais da saúde; e defesa da valorização da especialidade.
Não se preocupem: entendemos o doce recado enviado pelos pediatras e estaremos ampliando a cada dia nossas premissas!. Podem estar seguros de que a gestão da SBP não poupará esforços para, junto com cada colega, tornar a pediatria brasileira melhor e mais forte.
Grande abraço,
Luciana Rodrigues Silva
Presidente da SBP
PED CAST SBP: “Como preparar meu filho para a volta às aulas”
03/02/2025 , 18:45Organização do 1º Congresso Mundial de Urgências e Emergências Pe...
03/02/2025 , 13:43Dr. Pasquale Comberiati antecipa inovações sobre alergias no Aler...
03/02/2025 , 13:29SBP cria Grupo de Trabalho para debater questões relacionadas à f...
03/02/2025 , 13:27Vice-presidente da SBP participa de cerimônia de posse da nova di...
31/01/2025 , 16:46Dr. Paul Turner é destaque no Alergoped 2025: expectativas e inov...
31/01/2025 , 12:03