Como parte das atividades de mobilização pelo Dia Nacional de Doação de Leite Materno (19 de maio), o dr. Moisés Chencisky, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), representou a entidade na cerimônia de lançamento da campanha "Doe leite materno. Ajude quem espera por você", do Ministério da Saúde.
A cerimônia de lançamento aconteceu na última sexta-feira (18), em São Paulo (SP), e contou também com o apoio da Rede Global de Bancos de Leite Humano (RBLH). A iniciativa tem como intuito incentivar a doação de leite humano e destacar a importância do ato para as crianças prematuras de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe.
ACESSE AQUI O SITE DA CAMPANHA
De acordo com o dr. Chencisky, toda mulher que está amamentando e produz um volume de leite além do utilizado pelo seu bebê é uma possível doadora. "Ela precisa apenas ser saudável e não usar medicamentos que atrapalhem o aleitamento. Basta procurar o banco de leite mais próximo, onde passará pelos protocolos de testagem e receberá orientações para realizar o procedimento", esclarece o pediatra.
As recomendações para a doação do leite materno incluem cuidados com a higiene pessoal antes da coleta, preparo do frasco onde o leite será depositado, como realizar a ordenha e armazenamento do produto. Apesar de pouco difundia, a prática tem relevância fundamental, pois um frasco de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos, já que em alguns casos um mililitro já é suficiente para a nutrição de bebês prematuros a cada vez que são alimentados.
No vídeo oficial da campanha, a atriz Sheron Menezzes – convidada como madrinha nessa edição –, ressalta a empatia entre as mães e o valor desse ato voluntário como fator decisivo para o pleno desenvolvimento dos recém-nascidos internados, mas que não podem ser alimentados diretamente por suas progenitoras. Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades públicas, entre elas, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
ANAMT – No mesmo dia, o dr. Chencisky participou, através de videoconferência, de reunião com representantes da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e do Ministério Público para a elaboração de projeto que visa a promoção da saúde da gestante e defesa de diretos em benefício do aleitamento materno.
Entre os principais tópicos discutidos estavam a defesa dos 180 dias de licença-maternidade para todas as mulheres, ampliação da licença-paternidade e direito à sala destinada para a coleta de leite no ambiente de trabalho. As discussões iniciadas pelo grupo serão retomadas no próximo encontro, previsto para acontecer em julho.
PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05Está disponível a edição completa da revista Residência Pediatra:...
27/03/2025 , 14:17Atualização em Alergia Alimentar 2025: posicionamento conjunto da...
27/03/2025 , 08:41