Novo podcast da revista Residência Pediátrica aborda as vantagens do “método canguru”

No podcast especial sobre amamentação desta quinta-feira (14), a dra. Carmen Elias, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aborda a relação entre o “método canguru e aleitamento materno”. Considerado uma tecnologia que vem mudando o paradigma da assistência neonatal no Brasil, o método “amplia os cuidados prestados ao bebê”, pois agrega as necessidades de uma atenção voltada não só para pais, irmãos e avós, mas forma uma rede de apoio familiar e social.

OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DO PODCAST.

Segundo a dra. Carmen, o sucesso para o tratamento de um recém-nascido internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI) não é determinado somente pela sua sobrevivência e alta. Ele é definido também pela construção de vínculos que irão garantir a continuidade do aleitamento materno, dos cuidados dos pais, ou seja, uma boa qualidade de vida.

A pediatra observa que diversos estudos mostram que o método canguru é utilizado em todos os continentes e que muitas pesquisas têm sido realizadas buscando evidências científicas para a sua constatação. “Hoje já temos a comprovação de metanálises que nós já diminuímos a taxa de mortalidade e do tempo de mortalidade, aumentamos o ganho ponderal, mantemos o bebê com os sinais vitais mais estáveis e aumentamos o aleitamento materno exclusivo tanto na alta quanto pós-alta”, observa a dra. Carmen.

PRÓXIMOS PROGRAMAS – Na próxima semana, a dra. Rosa Negri falará sobre o fim da licença-maternidade. Além disso, outros temas como “Amamentação em Tandem”, “Pseudoconstipação do leite materno” e “Desmame” estão programados para serem abordados nos próximos programas.

VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS DIVULGADOS:

Boas práticas em neonatologia e aleitamento materno

A importância da promoção do aleitamento materno pelo pediatra na sala de parto

Sarampohttps://soundcloud.com/residenciapediatrica/dr-renato-kfouri-fala-sobre-sarampo