Pediatras do estado do Acre participaram na última semana da oficina sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). O evento, realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Rio Branco, foi promovido pela Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
O encontro teve como objetivo atualizar os pediatras locais sobre o uso adequado de produtos que podem interferir na prática do aleitamento materno, tendo como base o conjunto de regras estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na oportunidade, a vice-presidente da SAP, dra. Simone Chaves, falou da importância de estimular o aleitamento materno como forma de reduzir a desnutrição e mortalidade infantil.
“O aleitamento materno é uma importante ferramenta para diminuir a mortalidade infantil. Então, temos promovido ações para estimular que o aleitamento materno seja priorizado até os dois anos de idade. A Sociedade Acreana de Pediatria se engajou nessa luta, defendendo ampliação da licença-maternidade, de quatro para seis meses, para que as mães possam se dedicar exclusivamente aos seus filhos neste período”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO – O programa da oficina incluiu aulas práticas e teóricas ministradas por integrantes da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, técnicos da Sesacre e representantes da SBP.
“Assim como outras ações da Sesacre de estímulo e promoção do aleitamento materno, a exemplo do Programa Primeira Infância, trabalhamos a NBCAL junto aos profissionais e as instituições para evitar o uso mamadeiras e chupetas, além de fórmulas infantis, que somente devem ser prescritas em casos que realmente são necessários”, reforça Priscila Aguiar, coordenadora da Divisão Estadual de Saúde da Criança.
NORMA – As regras da NBCAL têm a função de regular a promoção comercial e rotulagem de alimentos e outros bens de consumo destinados a recém-nascidos e crianças com até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. O objetivo da Norma é melhorar os atuais índices de aleitamento materno, com forma de contribuir com a redução da desnutrição e mortalidade infantil no Brasil.
“A NBCAL visa justamente proteger as mulheres, crianças e famílias do marketing antiético de produtos destinados à primeira infância. Nesse sentido, a proposta desse curso é orientar os profissionais na sua atuação a trabalharem dentro do que a norma estabelece, orientando as famílias sem que isso pareça uma propaganda daquele produto. Um curso educativo que visa sensibilizar os profissionais que atuam nessa linha de cuidados infantil”, pontuou a consultora do Ministério da Saúde, Amanda Moura.
Além da oficina sobre a NBCAL, a SAP desenvolve periodicamente outras atividades de estímulo à amamentação. Em parceria com o banco de leite da Maternidade Bárbara Heliodora, os pediatras da filiada promovem, todo mês de agosto, cursos de qualificação para os funcionários da unidade.
*Com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado do Acre.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12