Com 697 inscritos, analisados por 63 avaliadores, foi entregue na quinta-feira (27), durante a abertura do 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, o Prêmio Nicola Albano, que premiou os três melhores. A honraria foi concedida pela UTI Neonatal Nicola Albano, localizada nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, no estado do Rio de Janeiro. O primeiro lugar foi concedido ao trabalho “Fatores de risco associados à necessidade de reanimação avançada em sala de parto nos recém-nascidos de muito baixo peso: análise de uma coorte de 12 anos”, de autoria dos drs. Larissa Vanuchi Rodrigues; Jamil Pedro de Siqueira Caldas; Fernanda de Castro Millen; e Sérgio Tadeu Marba. Os autores são da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo (SP). O certificado foi entregue pela dra. Maria Fernanda de Almeida Branco, coordenadora da Comissão de Temas Livres.
A dra. Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo entregou o certificado ao trabalho que ficou em segundo lugar: “Comparação entre a ventilação com pressão positiva intermitente nasal sincronizada por assistência ventilatória com ajuste neural (NIV-NAVA) e o CPAP nasal em recém-nascidos de muito baixo peso com insuficiência respiratória”. Os autores são os drs. Celso Moura Rebello; Ana Cristina Zano Yagui e Bianca Zolio (Hospital Israelita Albert Einstein); Bianca Zolio (Hospital Israelita Albert Einstein); Gabriela Brito; Luciana Fagundes; e Jucille Meneses (Instituto de Medicina Integral Prof. Fernandes Figueira).
Já a diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck, entregou o certificado ao terceiro colocado, cujo tema é “Níveis séricos do lactato como preditores de morte no choque séptico em recém-nascidos prematuros”. Foram reconhecidos os autores: drs. Isadora Pimentel de Souza; Maria Regina Bentlin; Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo; João César Lyra; Victor Hugo Bota Rodrigues; Ludmila Gerios; Renata Sayuri Ansai Pereira de Castro, todos da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), em São Paulo.
AVALIAÇÃO – A dra. Maria Fernanda Branco de Almeida, explica que os resumos inscritos foram avaliados por três membros experientes. Após criteriosa avaliação, 87% dos trabalhos preencheram os requisitos para aprovação.
Os 40 resumos que receberam a maior pontuação foram indicados para apresentação na forma oral. Os demais 565 foram classificados para pôster comentado (278 trabalhos) ou pôster simples (287 trabalhos). “Dentre os 278 pôsteres comentados, 88 foram selecionados para o pôster top por terem obtido as maiores pontuações”, observa.
Dra Lilian Sadeck complementa que entre os melhores avaliados, os primeiros 21 foram enviados à uma nova comissão composta por dez avaliadores, que pontuaram novamente de acordo com a metodologia empregada e escolheram os três primeiros colocados.
INCENTIVADOR – Nascido em 1935, na cidade do Rio de Janeiro, dr. Nicola Albano foi um apaixonado pela profissão que abraçou, vivenciou e compartilhou. Em 1961, após graduar-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro, tornou-se estagiário Hospital do Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1965, foi nomeado médico da Maternidade Fernando Magalhães e em 1968 foi convidado a chefiar o berçário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde iniciou intensa carreira acadêmica. Acumulava duas chefias, desempenhando-se com grande maestria. Na UERJ tinha alunos de graduação e estagiários.
Em 1977, a convite do Professor de Obstetrícia Domingos Machado, foi para a Bahia e, durante 45 dias ajudou a montar o IPERBA, o primeiro Instituto de Perinatologia do Brasil. Montou a Unidade Neonatal, deixou as rotinas médicas e a infraestrutura para que o serviço pudesse crescer por si só. Também foi fundador do Centro de Perinatologia do Estado do Rio de Janeiro (Ceperj), em 1978, onde organizou inúmeros cursos formadores de profissionais na especialidade e jornadas médicas.
Com uma intensa vida associativa, foi presidente da SBP (1978-1980), além de ocupar outros cargos como Secretário; Presidente do Comitê de Neonatologia; Diretor de Cursos e Eventos/ Diretor Científico; Vice-Presidente por duas vezes, e Presidente de Congresso Brasileiro de Pediatria.
“O prêmio foi concedido pela primeira vez em 1996 durante o Congresso de Perinatologia realizado em Belo Horizonte (MG). Tenho orgulho em dizer que fui a primeira a receber esse prêmio”, lembra, com emoção, dra. Lilian Sadeck.
Para dra. Maria Fernanda, “o Prêmio, além de um grande incentivo à pesquisa, é uma bela e justa homenagem a esse homem que tanto nos inspira no cuidado com os recém-nascidos. Tive o privilégio de conhecê-lo”. Ela conta que dr. Nicola foi um profissional adorado por seus alunos, despertando e incentivando neles a vontade de aprender. “Dedicou todos os momentos de sua vida às crianças, especialmente aos recém-nascidos. Esta é uma justa homenagem a esse professor tão querido que tivemos”, finaliza.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19