O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), por meio da Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP), realizou a capacitação de médicos e profissionais de saúde da região no curso destinado à assistência de recém-nascidos com mais de 34 semanas. A qualificação ocorreu no Hospital Regional de Guaraí, a 190 km da capital, e integra o plano de ações da filiada que visa levar os cursos oferecidos pelo PRN-SBP às cidades situadas no interior do Estado.
De acordo com o coordenador estadual do Programa, dr. Ricardo Cardoso Guimarães, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar o atendimento ao recém-nascido que sofre alguma intercorrência no momento do parto. “No Hospital de Guaraí, por exemplo, ocorrem mais de 300 partos ao mês. Entretanto, a unidade nunca havia realizado nenhuma capacitação na área de reanimação neonatal. Essa é uma demanda latente da região Norte. Nossa intenção é levar o PRN-SBP até as localidades mais distantes”, explica o pediatra. As aulas teóricas e práticas, realizadas no começo de julho, foram ministradas pelos instrutores do PRN-SBP, drs. Janduy Santos de Lima e Túlio Tolentino.
O conteúdo do treinamento abordou as condutas mais atualizadas sobre procedimentos de ressuscitação em recém-nascidos, como técnicas de intubação traqueal, de ventilação com balão e máscara, passos iniciais de socorro, massagem cardíaca com manequins e administração de medicamentos. Para o segundo semestre deste ano, está prevista ainda a realização de novas edições do curso em unidades de saúde de Gurupi e Augustinópolis, cidades situadas a mais de 200 km da capital, próximas à fronteira com outros estados.
CONQUISTAS - O trabalho desenvolvido pela STOP já demonstra resultados positivos e impacto direto na assistência aos neonatos. O Hospital Dona Regina, maior maternidade de Palmas, recebeu de um instituto de ensino superior a doação de incubadoras de transporte e de quatro Baby Puffs, modernos aparelhos de reanimação neonatal, que permitem a administração de pressão inspiratória de acordo com a resposta clínica do paciente. A ação faz parte das conquistas que avançam na SBP em prol das crianças brasileiras.
Segundo o dr. Ricardo Guimarães, a realização sistemática dos cursos do PRN tem sido a principal responsável pela mobilização de gestores e entidades em torno do tema. “Quando a gente consegue formar profissionais e levar o conhecimento até uma unidade de saúde, fica destacada naquela localidade a necessidade de viabilizar novos equipamentos, materiais e infraestrutura específicos para a reanimação. Através da expansão dos cursos, estamos cada vez mais engajando especialistas, dirigentes e instituições para que ações sejam implementadas”, enfatiza.
Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05Particularidades do cuidado paliativo neonatal são debatidas em ú...
15/01/2025 , 15:45PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53