O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) realizou o treinamento de mais 18 profissionais de saúde, no Hospital Misto Nossa Senhora das Graças, na cidade de Teotônio Vilela (AL), durante o último sábado (7). Foram capacitados enfermeiros, técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta no curso de reanimação neonatal de recém-nascidos com idade gestacional de 34 semanas ou mais.
As aulas teóricas e práticas, com duração aproximada de oito horas, foram ministradas pelo presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), dr. João Lourival, ao lado das dras. Junko Asakura, coordenadora estadual do PRN-SBP, e Jenice Rodrigues Cariri, instrutora do Programa. Entre os tópicos do conteúdo apresentado, técnicas de intubação, de ventilação com balão e máscara, passos iniciais de socorro, massagem cardíaca com manequins e administração de medicamentos.
A iniciativa faz parte das atividades idealizadas pela filiada para ampliar o alcance da qualificação de especialistas no interior do Estado. De acordo com o presidente da SAP, o trabalho contínuo em prol da qualificação das equipes que atuam na assistência aos recém-nascidos na sala de parto é um dos principais passos em direção à redução dos índices de óbitos de crianças com até cinco anos de idade.
“O curso em Teotônio Vilela é apenas o primeiro passo do nosso planejamento. Para o segundo semestre deste ano, estamos provisionando em parceria com algumas prefeituras da região a realização de cursos em diferentes cidades do interior, como Santana de Ipanema, Olho d’Água das Flores, entre outras”, adiantou ele.
Segundo o dr. Lourival, pesquisas indicam que um em cada dez bebês precisa de ajuda no momento do nascimento. “Nesses casos, é indispensável a atuação de um profissional devidamente habilitado durante os primeiros segundos de vida da criança. O uso dos procedimentos adequados é fundamental para evitar a morte ou sequelas futuras”, salientou.
BALANÇO – Desde sua criação, em 1994, o Programa de Reanimação Neonatal da SBP já capacitou quase 13 mil médicos e mais de 9 mil profissionais de saúde no Nordeste. Desde 2016, quando foram lançadas as novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria em reanimação neonatal, foram treinados 446 residentes em pediatria, 2.897 médicos e 1.889 profissionais de saúde na região. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo Programa, CLIQUE AQUI.
Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05Particularidades do cuidado paliativo neonatal são debatidas em ú...
15/01/2025 , 15:45PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53