Programa de Reanimação Neonatal da SBP qualifica residentes em Rondônia

O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) capacitou 14 estudantes da Residência Médica em Pediatria do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho (RO), no último sábado (10). Com carga horária total de 8 horas, o curso ministrado aos médicos residentes teve como objetivo fornecer qualificação sobre procedimentos de reanimação em recém-nascidos com idade gestacional de 34 semanas ou mais, de acordo com as condutas mais atualizadas do Programa.

A programação do curso englobou técnicas e atitudes para assegurar a vida de recém-nascidos em situações de emergências, identificando anormalidades e tomada rápida de decisões na realização dos processos necessários. As aulas práticas e teóricas foram ministradas pelos membros da Sociedade de Pediatria de Rondônia (SOPERO) e instrutores do PRN-SBP, drs. Daniel Carvalho, Alberto Castroviejo e Adenilson Gomes. Após as atividades, todos os participantes foram submetido s aos testes de avaliação e receberam o certificado de conclusão.

De acordo com o presidente da SOPERO, dr. José Roberto Vasques de Miranda, a ação faz parte da estratégia adotada pela filiada para reduzir a mortalidade neonatal na região. “Para 2018, nossa meta é iniciar a capacitação de novos instrutores e levar qualificação a pediatras, enfermeiros e paramédicos de todos os 54 municípios de Rondônia. Atualmente, além da capital Porto Velho, apenas as cidades de Ji Paraná e Ariquemes possuem instrutores habilitados”, afirmou.

Em 2017, o PRN-SBP promoveu dez cursos para médicos e enfermeiros no estado de Rondônia, totalizando 94 profissionais de saúde treinados. Desde 2006, o curso de reanimação neonatal integra a lista de requisitos mínimos obrigatórios para a formação dos residentes de Pediatria, segundo a Comissão Nacional de Residência Médica. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo PRN-SBP, acesse o site sbp.com.br//reanimacao

SIMPÓSIO - Entre os dias 5 e 7 de abril, acontecerá em Foz do Iguaçu o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal. Durante o evento, serão abordados temas como o atendimento adequado ao recém-nascido a termo, cuidados com o prematuro, redução da asfixia perinatal, entre outras. Mais de mil profissionais vindos de todo País são esperados. As inscrições já estão abertas! Para garantir sua vaga e consultar a programação completa, CLIQUE AQUI.