A campanha #MaisQueUmPalpite, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com apoio da Pfizer, alcançou mais de 10 milhões de internautas em apenas dez meses. Além disso, o projeto motivou centenas de reportagens em diferentes veículos de imprensa. Os números robustos foram divulgados recentemente, durante reunião realizada entre SBP e a Pfizer para a apresentação dos resultados da iniciativa, que tem como objetivo central desmistificar boatos e orientar pais e responsáveis a respeito de dúvidas sobre os cuidados com crianças e adolescentes.
Até o momento, a campanha se destacou em mais de 300 reportagens, 267 delas com citações de porta-vozes da SBP. Ao todo, incluindo também a repercussão entre os influenciadores digitais, a iniciativa já conta com mais de 760 publicações. Os canais próprios, páginas do Facebook e Instagram, reúnem até o momento mais de 21 mil seguidores e as peças da campanha, desenvolvidas em diferentes formatos (cards, textos, enquetes e vídeos), já foram vistas mais de 100 milhões de vezes pelo público.
INFORMAÇÃO SEGURA – Segundo a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, a iniciativa representa um êxito significativo por reforçar de maneira consistente o protagonismo do pediatra como fonte confiável de informações sobre a saúde infantil e estabelecer novos canais de comunicação direta com as famílias.
“Os pais sempre desejam o que há de melhor para seus filhos, especialmente em relação aos cuidados com a saúde. Os pediatras são os especialistas com mais credibilidade e capacidade para orientar sobre eventuais dúvidas e auxiliar nessa tarefa de cuidar daqueles que representam o futuro da nação brasileira”, esclarece.
CONTEÚDO – Em meio a um contexto crescente de fake news sobre temas relacionados à saúde, em especial à vacinação, a campanha #Maisqueumpalpite ressalta a importância da busca por fontes seguras, tomando como base as recomendações dos especialistas de diferentes Departamentos Científicos (DCs) da SBP. Entre os assuntos abordados estão temas como aleitamento materno, nutrição, imunização, entre outros.
O uso de peças interativas, que solicitam a participação ativa dos internautas, foi um dos recursos importantes da campanha. Até o momento, o conteúdo de maior alcance foi um post veiculado no Facebook em 24 de abril, Dia Mundial de Combate à Meningite, que impactou mais de 1 milhão de internautas. Esse material recebeu mais de 28 mil reações, 7 mil compartilhamentos e 1.400 comentários.
A websérie especial sobre aleitamento materno também recebeu expressivo engajamento. Composta por cinco episódios, esclarece as principais dúvidas das mães sobre o tema. Veiculados durante o Agosto Dourado – mês dedicado à promoção da amamentação no Brasil –, os vídeos contaram com a participação do dr. Moisés Chencinski, do DC de Aleitamento Materno da SBP, e do personagem “Palpitinho”, mascote desenvolvido especialmente para a campanha Maisqueumpalpite. Ao todo, os cinco episódios alcançaram a marca de 105 mil visualizações.
“O engajamento do público mostra que a campanha está completamente alinhada com a missão da Pfizer de fazer a diferença na vida das pessoas. Ao disseminar informações confiáveis sobre saúde infantil, justamente em um momento em que as redes sociais são invadidas por informações desencontradas, a iniciativa está cumprindo um papel muito importante. Na vacinação, por exemplo, o impacto das fake news já é algo bastante preocupante”, afirma a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.
O perfil dos seguidores das páginas oficiais da campanha também demonstra como a iniciativa dialoga diretamente com seu público-alvo, composto pelos pais de crianças pequenas. A maioria dos seguidores está na faixa etária de 25 a 44 anos de idade (95%), vive em um relacionamento estável (92%) e tem filhos (70%).
PRÓXIMAS AÇÕES – Ao longo de 2019, novas ações estão planejadas para aproximar ainda mais as famílias brasileiras da SBP, reforçando a imagem do pediatra como fonte de informação segura. Estimular o fluxo de acesso ao site www.maisqueumpalpite.com.br, que conta com informações mais aprofundadas sobre as temáticas tratadas nos posts, e estabelecer novos canais de diálogo são algumas das principais estratégias para auxiliar os pais na busca por respostas para as dúvidas mais comuns sobre os cuidados na infância.
“A força das redes sociais é uma realidade consolidada e, infelizmente, hoje os boatos se espalham ainda mais rapidamente. A #Maisqueumpalpite não tem a intenção de estimular o autodiagnostico ou tratamento, mas deve prosseguir como iniciativa institucional da SBP em combater as notícias falsas”, reforça a presidente da SBP.
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