Com o objetivo de aumentar sua interlocução com o Congresso Nacional, onde tramitam centenas de propostas e projetos de lei de interesse para os médicos e os pacientes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem apostado numa ação proativa de abertura de diálogo com os parlamentares. A estratégia quer assegurar à entidade espaço para propor soluções e alternativas para os textos em análise.
Nesta semana, a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, e a diretora-financeira da entidade, dra Maria Tereza Costa, estiveram em Brasília, onde mantiveram contato com políticos para apresentar uma pauta de temas considerados prioritários pela Pediatria brasileira, como a implantação da escola integral para crianças e adolescentes, as ações de estímulo e apoio ao aleitamento materno e a expansão das licenças maternidade e paternidade.
EDUARDO AMORIM - Além disso, nas reuniões, falou-se muito sobre a importância de se valorizar o pediatra, reconhecendo-se seu papel-chave no atendimento dos mais jovens. Entre os encontros, merece destaque a visita feita ao senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que firmou o compromisso de ser porta-voz das demandas da SBP no Congresso Nacional e junto ao Poder Executivo.
Entre outras reivindicações da SBP discutidas com o senador, que é médico, está a ampliação da oferta de leitos hospitalares de internação e de unidades de terapia intensiva (UTI) pediátrica e neonatal, em todos os estados, sobretudo nos menos desenvolvidos. A ideia é garantir o melhor atendimento aos pacientes e suas famílias, assegurando nos serviços o número adequado de pediatras.
“O pediatra é o melhor especialista na medicina para promover a atenção integral à saúde da criança e do adolescente, permitindo-lhes acesso a medidas preventivas e terapêuticas, o aperfeiçoamento de ações que visam a promoção da saúde, a prevenção às doenças e a oferta de uma assistência digna para os brasileiros”, explicou a presidente.
Para o senador, os pediatras precisam ser valorizados pelo seu trabalho e dedicação às crianças brasileiras. Ele disse que trabalhará em prol das demandas da SBP junto aos ministérios da Saúde e da Educação, de forma especifica.
“Temos que observar elementos de infraestrutura em serviços de pediatria e avançar ainda mais na área da residência médica em pediatria. Vamos estabelecer prioridades para ampliar as discussões e anseios dos 35 mil pediatras do país. Temos que garantir que toda criança e adolescente no Brasil recebam cuidados de um médico pediatra”, ressaltou o senador Eduardo Amorim.
JUTAHY MAGALHÃES JÚNIOR – Considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamentos realizados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o deputado constituinte Jutahy Magalhães Junior (PSDB/BA) também abriu as portas de seu gabinete para a SBP. Durante visita ao parlamentar, a presidente da SBP apresentou alguns dos temas prioritários da entidade que tramitam na Câmara, como a ampliação das licenças maternidade e paternidade.
“A rediscussão dos prazos destas licenças é importantíssima, considerando-se a relevância desses marcos legais para a primeira fase de vida e suas repercussões sociais”, enfatizou dra. Luciana, que também pontuou ao parlamentar a necessidade de se implantar salas de apoio e orientação sobre o aleitamento em hospitais, maternidades e unidades básicas de saúde, com consultas agendadas e com a presença de profissionais preparados.
Magalhães Junior destacou a importância do trabalho da SBP para o Brasil e confirmou seu apoio à entidade na Câmara dos Deputados. Ele também parabenizou a Sociedade Brasileira por sua atuação em defesa das crianças e adolescentes e pela luta na valorização e aprimoramento dos pediatras brasileiros.
ARNON BEZERRA DE MENEZES - Outro político que abriu espaço na agenda para discutir temas de interesse com os representantes da SBP foi o deputado federal Arnon Bezerra de Menezes (PTB-CE), recentemente eleito prefeito de Juazeiro do Norte, município onde foi secretário de Saúde de 1983 a 1988. Ele acompanhou a presidente da Sociedade em sua audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quando defendeu os pontos apresentados pela entidade.
Segundo o deputado, formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), há necessidade de se fortalecer o atendimento em saúde às crianças e aos adolescentes e, para tanto, a participação dos pediatras é fundamental. Arnon Bezerra de Menezes demonstrou preocupação com a adoção de medidas, pelo Governo, que tenham reflexo no atendimento à população.
A presidente da SBP agradeceu o empenho demonstrado pelo prefeito eleito de Juazeiro e já o convidou a participar do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá em outubro do próximo ano, em Fortaleza (CE).
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12