Segundo podcast especial do Agosto Dourado traz “boas práticas em neonatologia e aleitamento materno”


Como parte das ações especiais do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização de toda sociedade brasileira sobre a relevância do aleitamento materno, o podcast da revista Residência Pediátrica (RP) divulga nesta quinta-feira (9) o segundo programa da série especial sobre amamentação.

O tema dessa semana é “Boas práticas em neonatologia e aleitamento materno”, apresentado pela dra. Carmen Elias, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileia de Pediatria (DCAM/SBP).

CLIQUE AQUI E OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA

“O colostro da própria mãe funciona como uma terapia imunológica que estimula o desenvolvimento e a resposta imune neonatal, reduz as complicações neonatais, facilita a progressão da nutrição enteral, especialmente se for fornecido nos primeiros dias de vida”, enfatiza a especialista.

A pediatra explica ainda que a administração precoce do colostro nas primeiras horas de vida do recém-nascido prematuro de muito baixo peso tem sido estudada e vista como uma alternativa possível de garantir um aparato imunológico a esses bebês.  “A colostroterapia é a administração do colostro da mãe do RN diretamente em sua mucosa oral, independente da administração de dieta via sonda gástrica”, explica.

Outro ponto trazido pela dra. Carmen é que, para a ocorrência dessa prática, é necessária uma mudança no pensamento, para que o colostro seja visto não somente como uma alimentação, mas como imunoterapia. Além do intenso reforço do vínculo [entre a mãe e o bebê], ele possibilita a atuação da mãe no cuidado terapêutico junto com a equipe médica.

Na próxima semana, a dra. Carmen Elias estará de volta para falar sobre “Método canguru e aleitamento materno”. Além disso, outros temas como “Fim da licença-maternidade”, “Amamentação em Tandem”, “Pseudoconstipação do leite materno” e “Desmame” estão programados para serem abordados nos próximos programas.