Em homenagem ao Dia das Mães, o Conjunto Nacional, na capital paulista, recebeu uma blitz de conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), doença grave e que não tem cura, decorrente da ingestão de álcool durante a gravidez. De 11h às 15h, médicos do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (São Paulo) esclareceram os riscos do consumo de álcool na gravidez, que podem provocar sequelas irreversíveis aos bebês.
O evento ofereceu orientações às mulheres, gestantes e população em geral sobre a doença. Foram distribuídos panfletos educativos com informações relevantes para prevenção à SAF. A campanha Gravidez Sem Álcool alerta os brasileiros, em especial as gestantes e mulheres que desejem engravidar, sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e os efeitos do álcool no feto e no recém-nascido.
CONSCIENTIZAÇÃO – A meta é conscientizar a população sobre os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica em qualquer momento da gestação. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê. Trata-se de uma iniciativa da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), apoiada historicamente pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), contando também com a parceria da Sogesp, Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação Paulista de Medicina, Academia de Medicina de São Paulo e Associação Brasileira das Mulheres Médicas.
Artistas do cinema e da televisão e personalidades diversas também têm se alinhado a essa importante causa de saúde pública, como Patrícia Abravanel, Glória Vanique, Barbara Borges, Deborah Secco, Fernanda Machado, a campeã mundial de vôlei Fofão, os elencos do Corinthians, Palmeiras e Santos, as atrizes Paloma Bernardi, Natália Rodrigues e Alinne Moraes entre outros.
LEI ESTADUAL – O Cremesp e a SPSP, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, preparam um projeto de Lei para apresentar à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que prevê que bares, restaurantes, mercados, entre outros estabelecimentos, divulguem sobre os riscos da SAF, afixando cartazes sobre o tema. “É um compromisso nosso com a população, com as gestantes e com as nossas crianças”, afirma Claudio Barsanti, presidente da SPSP. “Levamos essa bandeira adiante, pois pretendemos sensibilizar o poder público a tomar ações efetivas de esclarecimento e conscientização da sociedade. Falamos de um mal 100% passível de prevenção. Então, todos devem fazer sua parte”.
O presidente do Cremesp, Mauro Aranha, destaca que devido ao não estabelecimento de quantidade segura de álcool durante a gravidez, vários colegiados de especialistas do mundo recomendam que gestantes, e mesmo as mulheres que planejam a gravidez, não consumam bebidas alcoólicas. “Dessa forma, muito pode ser feito se as instituições desenvolverem uma proposta conjunta sobre ações de enfrentamento da doença”, ponderou.
EFEITOS DO ALCOOL – A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é uma doença grave decorrente da ingestão de álcool durante a gestação. A SAF não tem cura e pode causar danos irreversíveis à saúde da criança, sendo considerada uma importante causa de retardo mental não hereditário. Entre os principais danos que a doença pode causar à saúde da criança estão alterações na face, malformações em órgãos como o coração, sistema musculoesquelético e articular, vértebras e rins, dificuldades na aprendizagem, problemas de motricidade, fala e memória, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, desordens auditivas, dificuldades no relacionamento com outras pessoas, problemas de saúde mental na fase adulta.
Graças à campanha e ao empenho de todos os parceiros, em 7 de novembro de 2016, foi sancionada na cidade de São Paulo lei do vereador Gilberto Natalini criando uma campanha permanente de esclarecimento sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Publicada no Diário Oficial, a normativa possibilitará ao Município e à Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo desenvolver iniciativas visando conscientizar a população a respeito dos riscos, às crianças, do consumo de álcool durante a gravidez.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19