TRT-PE homenageia membro do GT de Pediatria e Humanidade da SBP

O pediatra Dr. João de Melo Régis Filho, membro do Grupo de Trabalho de Pediatria e Humanidade da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e titular das Comissões de Comunicação Social, do Memorial e de Arte e Cultura da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), foi homenageado em maio pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Ele foi uma das 30 pessoas agraciadas pela medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, concedida pela Justiça do Trabalho a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho.   

A solenidade de entrega das condecorações foi realizada no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE), onde o médico recebeu a comenda das mãos do desembargador Ivan de Souza Valença Alves, presidente do referido Tribunal (esquerda, na foto). “Para mim é uma honra esse reconhecimento, ao mesmo tempo que me impõe compromissos ainda maiores na promoção social, em particular no que se refere a saúde, das crianças e adolescentes brasileiros", comenta dr. Régis Filho.  

O pediatra e infectologista pernambucano é conhecido por sua atuação e engajamento em favor da saúde pública. Durante sua carreira, foi diretor executivo de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde e também secretário municipal de Saúde de Olinda. Foi presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), da Associação Pernambucana de Médicos Residentes e um dos fundadores da Sociedade Latino-americana de Infectologia Pediátrica.  

Dentre outras muitas participações em colegiados de saúde pública, foi ainda membro do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), além de conselheiro no Conselho Regional do Estado de Pernambuco (Cremepe) e membro da diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).  

A HOMENAGEM – Desde 1987, o TRT-PE homenageia personalidades e instituições com a entrega das medalhas. O nome da medalha foi escolhido para homenagear o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, em reconhecimento ao papel desempenhado por ele na “redenção do homem e do seu trabalho na sociedade”. Grande estadista brasileiro do Segundo Reinado, o conselheiro se notabilizou durante o processo abolicionista, quando, junto com a princesa Isabel, foi signatário da Lei Áurea. João Alfredo de Oliveira dedicou sua vida à política, ao Direito e à História.  

Desde a instituição desta homenagem, já foram condecoradas personalidades dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, do compositor Capiba, do arcebispo Dom Helder Câmara e do artista plástico Francisco Brennand. Na edição deste ano, além das 30 pessoas agraciadas com a Medalha João Alfredo, também receberam reconhecimento pelos relevantes serviços à Justiça do Trabalho instituições como o Colégio Damas, Grupo Brennand e Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco.