Publicação
Científicas |
CANP - Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica

CANP – Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica

O Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) faz parte do PANP – Programa de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica, de abrangência nacional ligado à Diretoria de Cursos, Eventos e Promoções da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que tem como objetivo a capacitação de pediatras e a formação de instrutores para o CANP.  

O objetivo do CANP é disseminar conhecimentos relativos à nutrição na faixa etária pediátrica (crianças e adolescentes), auxiliando na prevenção e/ou redução dos distúrbios nutricionais mais comuns no Brasil como anemia ferropriva, deficiência de vitaminas, obesidade entre outros.

Em dezembro de 2010 foi realizado o primeiro curso de capacitação de instrutores, e a partir daí os CANPs foram iniciados e novas capacitações foram realizadas ampliando o numero de instrutores. Até o momento foram capacitados 74 pediatras para serem instrutores, o CANP foi ministrado em 42 cidades, com participação de 2.400 pediatras. Até 2016 a carga horária do CANP eram 16 horas a partir de 2017 passou para 20 horas com aulas teóricas e discussão de casos clínicos.


Acesso aqui o calendário.



O  CANP aborda os temas:

1-      Aleitamento materno

2-      Alimentação complementar

3-      Alimentação do pre-escolar, escolar e  adolescente

4-      Fórmulas infantis

5-      Avaliação nutricional

6-      Fome oculta: Deficiência de micronutrientes: ferro, zinco, cálcio, selênio, cobre, vitaminas A,D,E,K, C e complexo B

7-      Desnutrição ambulatorial/hospitalar

8-      Alergia alimentar

9-      Intolerância a lactose

10-   Dificuldades alimentares

11-  Obesidade

12-   Dislipidemia

13-   Nutrição para o Neuropata

14-  Nutrição para o Prematuro 

15- Discussão de casos: Alergia alimentar, obesidade, intolerância a lactose, avaliação nutricional, dificuldades alimentares, desnutrição, alimentação complementar e anemia ferropriva.


Informações: Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (11 3068-8595)