Luciana Rodrigues Silva nasceu em São Paulo (SP), em 1954 e, ainda pequena, se mudou para a Bahia. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1978, e fez Residência em Pediatria, mestrado e doutorado em Medicina e Saúde pela mesma instituição. Possui Certificado de Área de Atuação em Gastroenterologia Pediátrica desde 2001.
Fez pós-doutorado na Université Libre de Bruxelles e no Hôpital Kremlin Bicêtre Université Paris V, na França. Foi presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) entre 1994 e 1996. É professora titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFBA e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde, e do Programa de Pós-graduação Processos Interativos de Órgãos e Sistemas.
Em julho de 2011, tornou-se Membro Titular da Academia Brasileira de Pediatria, ocupando a Cadeira nº 19.
Em 2016, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), sendo reeleita para mais uma gestão em 2019. Com mais de 20 anos de atuação na instituição, ela já havia sido vice-presidente duas vezes e por três mandatos presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia. À frente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), criou a Rede Integrada entra as filiadas; propiciou uma produção científica muito significativa, com a criação de Cursos EAD, lives e foi Presidente do 1º Congresso Brasileiro de Pediatria on-line, em 2020.
Em agosto de 2019, tornou-se Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia ocupando a Cadeira nº 34.
Em 2021, assumiu a gestão da Associação Médica Brasileira (AMB), ocupando o cargo de 1ª vice-presidente