Em 7 de março de 1997, foi criado o Conselho Acadêmico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), sendo, em 2011, denominado Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Seu principal objetivo, quando da sua criação, era valer-se da experiência dos mais distintos membros da SBP para aconselhamento, assessoria e proposição de ideias e atitudes para uma política mais justa e efetiva em prol da criança e do adolescente.
HISTÓRIA DA ABP
A ABP é um órgão permanente e composta por membros vitalícios. As duas primeiras gestões (1997/1999 e 1999/2002) teve como presidente o Dr. Nelson de Carvalho Assis Barros, da Bahia, e como secretário o Dr. Reinaldo de Menezes Martins, do Rio de Janeiro. Ainda no primeiro ano de sua fundação, foi criado o Boletim Informativo para a difusão das ações realizadas pela Diretoria aos seus pares.
Já na primeira assembleia, foram definidos os membros das Comissões Científica e de Publicações. A partir de 2001, as assembleias passaram a ser em outras cidades além do Rio de Janeiro e, em 2020, começaram a ser realizadas de forma on-line.
Em 2018, mais um passo importante para a Academia: foi criado o site próprio - https://www.sbp.com.br/academia-brasileira-de-pediatria/
FÓRUM
Desde 2002, a ABP organiza o seu fórum, quando discute sobre temas atuais que concernem pediatras, profissionais da saúde em geral e, principalmente, os impactos de mudanças sociais, climáticas, econômicas e outras interferências na saúde da criança, do adolescente e de seus familiares. A última edição, realizada em outubro de 2023, na cidade de Florianópolis (SC), homenageou o acadêmico Dr. Nelson Grisard.
NOVA GESTÃO
Atualmente, a ABP está em sua 13ª Diretoria, com gestão entre 2023 e 2025, composta por:
Presidente: Dra. Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi (SP)
Vice-Presidente: Dr. Nelson Augusto Rosário Filho (PR)
Secretária: Dra. Magda Lahorgue Nunes (RS)
Diretor de Comunicação: Dr. Jefferson Pedro Piva (RS)