No ano de 2023, a Secretaria Municipal de Educação solicitou às escolas da rede que trabalhassem o letramento científico e o combate ao bullying. A partir dessa iniciativa, surgiu a ideia de criar um livro que abordasse ambos os temas. Procurada pelos biólogos Valter e Francisco, Patrícia desenvolveu uma obra de ficção na qual as abelhas sem ferrão perdem uma de suas pernas.
O livro “Jataí e Miçú – As Aventuras das Abelhas Amigas”, publicado em 2025 com o apoio da FEALQ, trata da importância do apoio familiar e dos amigos às pessoas com deficiência física, incentivando o encorajamento e a empatia. A obra transmite uma mensagem de coragem e esperança para que os deficientes físicos sigam em frente. Além disso, a história ilustrada também aborda o racismo nas escolas, apresentando duas crianças de etnias diferentes como amigas que salvam as abelhas do ataque de um louva-a-deus. Com isso, o livro transmite uma segunda mensagem: as crianças são a esperança de um mundo melhor e da preservação da natureza.
Ao ser questionada sobre a importância do lúdico na formação escolar e na educação ambiental, Patrícia destaca que, em um mundo cada vez mais digital e voltado à tecnologia, a conscientização das crianças — e, por consequência, dos pais — torna-se essencial. “Os livros físicos, não apenas os digitalizados, servem como material de apoio aos educadores em sala de aula, especialmente para crianças pequenas, para quem o toque e o visual têm um estímulo inestimável. Colocar as crianças em contato com ilustrações e com insetos vivos é imprescindível para a criação de memórias duradouras.”
A autora ressalta a importância de materiais como esses na rede de ensino, pois as possibilidades de trabalho em sala de aula são inúmeras: “As professoras podem contar a história, ressaltar a importância ecológica das abelhas, incentivar a amizade e a empatia entre as crianças, especialmente em relação às que possuem deficiência física. Isso contribuirá para o combate ao bullying e para o desenvolvimento da empatia entre adultos no futuro. Tudo isso em uma única obra, que aborda diversos temas relevantes, inclusive o racismo.”
Patrícia afirma que muitas vezes faltam materiais para que os educadores desenvolvam temas como educação ambiental e combate ao bullying com as crianças, e que livros como esse são de grande auxílio. “A ilustração é fundamental para chamar a atenção das crianças, mas ainda há uma carência de apoio na divulgação de materiais como esse. Embora tenhamos a divulgação em jornais da cidade e na mídia interna da USP, uma divulgação mais abrangente seria de extrema importância. Isso não apenas levaria o material didático a todo o país, mas também estimularia outros profissionais e educadores a criarem obras semelhantes. É preciso expandir esse tipo de material para que todas as escolas do país possam ter acesso.”
A autora destaca que cada obra foi cuidadosamente ilustrada, com pesquisas sobre cores e ambientes dos animais retratados: “A cartilha, os livros sobre as árvores e os animais do solo chegaram até mim já escritos. Eu os li cuidadosamente e realizei uma pesquisa aprofundada antes de criar as ilustrações, pois há um lado científico a ser considerado, e a responsabilidade é grande.”
Patrícia afirma ainda que sente prazer em produzir obras como essas: “Minha vida como pesquisadora e criadora de insetos para alimentação exige muita dedicação, responsabilidade e trabalho. Amo o que faço, mas poder ilustrar obras que eduquem as crianças — e, por que não, os adultos também — sobre a importância da preservação da natureza e, consequentemente, da nossa própria existência, além de abordar temas essenciais como o bullying, é, sem dúvida, uma honra e um prazer para mim.”
Disponíveis em formato impresso para aquisição por escolas e em PDF para download gratuito, as três obras ilustradas por Patrícia estão alinhadas às propostas de preservação das florestas e da vida no planeta como um todo. Em um ano em que o Brasil será sede da COP 30, o livro reforça a importância de utilizar elementos da natureza, como as abelhas sem ferrão, na educação ambiental e na formação de cidadãos mais conscientes e empáticos.
Jataí & Miçu – As aventuras das abelhas amigas https://fealq.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Jatai-e-Micu-Digital.pdf
As árvores e seus amigos https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1110/1015/3755
Tia Magdalena e Pedrinho - A incrível vida no solo https://fealq.org.br/wp-content/uploads/2023/08/livro-completo.pdf