Em sua história recente, a SBP coleciona inúmeros protagonismos no enfrentamento de desafios envolvendo a saúde de crianças e adolescentes, tais como as campanhas vacinais, de hidratação oral, em prol do aleitamento materno, a implementação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), da obrigatoriedade do pediatra na sala de parto, regulamentação dos bancos de leite humano, entre tantas outras. Nossa sociedade vem há algum tempo alertando para alguns marcadores que revelam os novos e atuais desafios da Pediatria em nosso país. A elevada mortalidade neonatal, os indicadores nutricionais com aumento da obesidade e da desnutrição, o aumento de doenças crônicas, a frágil organização da rede primária e secundária sem a devida cobertura e inclusão de pediatras são problemas que devem ser enfrentados e resolvi- dos em médio e longo prazo e, por isso mesmo, ser incluídos como política de estado (permanente), mais do que uma estratégia de quem detém o mandato governamental no momento.
Dentro desta perspectiva, a diretoria da SBP aceitou participar de duas reuniões com a equipe de transição na área da saúde do novo governo. Nestas duas oportunidades, a Diretoria da SBP, representada por seu Presidente, Prof. Dr. Clóvis Constantino, entregou à equipe de saúde cinco documentos que analisam e propõem ações concretas baseadas nas recomendações dos diversos departamentos científicos da SBP, dentre estas ações e prioridades, destacam-se:
Reiteramos nosso entendimento que saúde e educação sejam definidas como pedras basilares de nossa sociedade e incluídas como programas de estado, nos quais as diretrizes estejam adequadamente pactuadas e conhecidas por toda sociedade...”
Reiteramos nosso entendimento que saúde e educação sejam definidas como pedras basilares de nossa sociedade e incluídas como programas de estado, nos quais as diretrizes estejam adequadamente pactuadas e conhecidas por toda sociedade, sendo efetuadas apenas correções de rumo de acordo com marcadores pré-definidos. Como pediatras e comprometidos com a melhoria do atendimento prestado às crianças brasileiras, a Academia Brasileira de Pediatria cumprimenta a diretoria da SBP, na pessoa de seu Presidente, Dr. Clóvis Francisco Constantino, por sua ação propositiva no encaminhamento destas soluções.