Homenagem aos Acadêmicos

Acadêmicos da ABP recebem homenagens em Congresso

Na solenidade de abertura do XVI Congresso Latino-Americano de Cuidados Intensivos Pediátricos, que aconteceu em Viña Del Mar (Chile), de 15 a 17 de novembro de 2023, foram homenageados os membros fundadores da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP). Dentre eles, receberam as honrarias três membros da Academia Brasileira de Pediatria: Werther Carvalho, Jefferson Piva e Pedro Celiny Garcia (in memoriam).

A SLACIP foi criada em 1993 após o Primeiro Congresso de Cuidados Intensivos Pediátricos sediado em Baltimore (1992), em Maryland (EUA), com o objetivo de intercâmbio entre profissionais e países latino-americanos para a melhoria do tratamento de pacientes pediátricos graves na América Latina são bem-vindos. São 21 comitês, que desenvolvem planos de trabalho abrangendo atividades acadêmicas, assistenciais e de pesquisa; planos estes estabelecidos por uma estrutura bem projetada, apoiada pela Diretoria para garantir sua adequada realização e implementação.

Acadêmico da ABP recebe homenagem em Minas Gerais

No último dia 17 de novembro, Navantino Alves Filho, titular da cadeira 17 da Academia Brasileira de Pediatria, recebeu homenagens e uma placa de fundador do Centro de Prematuros e UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Criado há 50 anos, o serviço de UTI é uma referência no estado no atendimento de prematuros e recém-nascido com malformações. Só em 2022, a instituição realizou mais de 1000 (mil) internações, distribuídas em 64 leitos: 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), 14 leitos de UCI (Unidade Cuidados Intermediários Neonatais e Canguru) e 30 de Alojamento Conjunto (recém-nascido permanece ao lado da mãe).