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As lições que aprendi como editor do Jornal de Pediatria

O conceito de um periódico científico se constrói ao longo de muitos anos. Este conceito deve ser cuidadosamente mantido. A responsabilidade do Editor e do Conselho Editorial é muito grande porque os leitores tomarão como corretas as conclusões apresentadas nos artigos publicados, e estas conclusões poderão balizar as suas condutas na prática diária. Caso os artigos não sejam bem avaliados quanto à sua metodologia e aspectos éticos, conclusões poderão ser inexatas e os leitores serão brindados com artigos que não poderão servir de modelo para suas condutas clínicas.

Experiência como editor do Jornal de Pediatria

Ao longo dos muitos anos que tenho sido editor do Jornal de Pediatria, muito tenho aprendido sobre o comportamento dos eventuais autores, como tratar os seus questionamentos e como gerir uma publicação científica para que os leitores se interessem pelo que está sendo publicado. Tenho a clareza que a clientela de um periódico científico é constituída dos autores e dos leitores. Ambos são fundamentais para a construção do conceito da publicação e suas aspirações nem sempre coincidem. O editor precisa saber transitar por este caminho muitas vezes conflituoso.

O que os autores esperam de um periódico científico? Todos autores querem ter seus artigos publicados numa revista com alto conceito na literatura internacional, que seus artigos sejam lidos pelos seus pares internacionais e que sejam citados no maior número de publicações internacionais. Para isto, é importante que suas publicações atinjam um excelente padrão de qualidade. O artigo precisa ter originalidade, a amostra estudada necessita ser representativa da população a ser estudada, tendo um tamanho adequado com bom poder estatístico, ter utilidade para os leitores e seguir os preceitos éticos nacionais e internacionais das investigações científicas. Se o estudo requer um grupo controle, este grupo precisa ser muito bem escolhido para que os resultados não sejam enviesados. As publicações científicas evoluem ao longo dos anos. Muitos artigos aceitos anteriormente, talvez não fossem aceitos no presente, em função de novos conhecimentos ou o aprimoramento das exigências metodológicas atuais. Às vezes, estas considerações não são muito entendidas por alguns potenciais autores. 

O que os leitores esperam de um periódico científico? Os leitores se dividem em clínicos e pesquisadores. Os primeiros querem ler um artigo que mostre uma pesquisa adequadamente realizada, confiável, julgada por experts no assunto, que possam utilizar para a sua prática diária. Os segundos procuram uma pesquisa bem realizada que possa contribuir para suas pesquisas futuras.

A julgar pelo que foi apresentado anteriormente, o Jornal de Pediatria está cuidando bem de seus clientes. 

Fator de Impacto e CiteScore

Embora questionados internacionalmente, o Fator de Impacto (FI) e o CiteScore (CS) são universalmente utilizados para classificar a importância de uma publicação no universo dos periódicos internacionais.

O FI do ano analisado leva em consideração a citação dos artigos publicados nos dois últimos anos dividido pelo número total de artigos publicados naqueles dois anos. A base de dados utilizada é o Web of Science e os artigos considerados são os artigos originais e de revisão.

O CS do ano analisado leva em consideração a citação dos artigos publicados ao longo dos últimos quatro anos dividido pelo número total de artigos publicados naqueles quatro anos. A base de dados utilizada é o Scopus e os artigos considerados são todos os artigos publicados pelo periódico.

Nestes quesitos, o Jornal de Pediatria atende bem as necessidades dos autores. O último FI (2023) foi 2,80, sendo a 33ª revista pediátrica entre 186 indexadas, ocupando o percentil 82,5 e ficando no primeiro quartil das principais revistas pediátricas indexadas no Web of Science. Por sua vez, o último CS foi 5,60, sendo a 51ª revista pediátrica entre 330 indexadas, ocupando o percentil 84 e ficando no primeiro quartil das principais revistas pediátricas indexadas no Scopus.

A visualização do site do Jornal de Pediatria aumentou 20% na comparação do último ano em relação ao ano anterior, demonstrando que a aceitação dos leitores tem aumentado significativamente.

Aspectos éticos

Os aspectos éticos também nos preocupam. O Conselho Editorial atenta para que os preceitos éticos das investigações sejam estritamente cumpridos. A aprovação pelo Comitê de Ética institucional, a aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e seguir os princípios da Declaração de Helsinki são exigências básicas do Jornal de Pediatria.

Um item que não pode fugir deste comentário é o plágio que tem se tornado cada vez mais frequente.  Atualmente, o Jornal de Pediatria possui programa antiplágio e não aceitamos artigos que sejam cópias de artigos já publicados ou que estejam sendo submetidos a outros periódicos.  Com certa frequência, recusamos artigos submetidos ao Jornal de Pediatria em que detectamos um alto grau de plágio.

Conselho Editorial e Sociedade Brasileira de Pediatria

Um Conselho Editorial qualificado e muito atuante é importante para o bom andamento da um periódico científico. O auxílio na seleção dos artigos a serem aceitos ou não ajuda, em muito, o papel do Editor no gerenciamento da revista. Ao longo dos anos, sempre tive a sorte de contar com um Conselho Editorial muito competente e atuante.

As diversas Diretorias da Sociedade Brasileira de Pediatria sempre foram muito importantes para o crescimento do Jornal de Pediatria. A independência editorial conferida ao Editor e ao Conselho Editorial ao longo dos anos e o gerenciamento administrativo propiciou o crescimento exponencial do Jornal de Pediatria. Desta forma, quero externar minha gratidão à Diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria pela sua atuação ao longo de todos estes anos.