Inaugurado em 1952, o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza, capital do Ceará, foi o primeiro hospital pediátrico da cidade, ainda sob o nome Hospital Infantil de Fortaleza (HIF). É a referência das regiões Norte e Nordeste no atendimento pediátrico de doenças de alta complexidade.
Ao longo do tempo, o HIAS foi ganhando melhorias. Mas o ano de 1997 foi marcado por transformações. A estrutura do hospital mudou-se para o bairro Vila União, onde se encontra até hoje, e recebeu a visita do próprio Albert Sabin. Porém, só tinha capacidade para receber até 20 crianças. Mas, durante a década seguinte, a unidade da Secretaria da Saúde do Ceará trabalhou para a implantação de diversas especialidades, como cirurgia de urgências e eletivas, tisiologia, cardiologia, oncohematologia, ortopedia, nefrologia, pneumologia, gastroenterologia, nutrição, oftalmologia e otorrinolaringologia. Atualmente, oferece também atendimento ambulatorial, cuidados paliativos e terapia intensiva.
AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO
Pensando em aumentar o leque de atendimento em todas as frentes, em 2005, o HIAS criou o Programa de Assistência Ventilatório Domiciliar (PAVD), que oferece atendimento residencial a pacientes infantojuvenis com doenças neuromusculares agressivas e que necessitam de ventilação mecânica. Desde a implementação do PAVD, o Hospital conseguiu otimizar leitos de UTI, reduzir custos e proporcionar o retorno de crianças às suas casas.
Um bloco, quatro pavimentos e 100 leitos. Essa é a capacidade da unidade Dra. Vânia Abreu, inaugurada ainda em 2009. No ano seguinte, em 2010, foi inaugurado o Centro Pediátrico do Câncer (CPC) ou Hospital Peter Pan, como é mais conhecido. Esta instituição, em parceria com o HIAS, acolhe pacientes infantojuvenis em tratamento contra o câncer e seus familiares em projetos sociais, que vão desde a distribuição de cestas básicas e doação de cadeiras de rodas até a adaptação de residências.
CENTRO DE REFERÊNCIA PARA IMUNOBIOLÓGICOS ESPECIAIS (CRIE)
Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2000, com o objetivo de atender a população que não pode usufruir dos imunobiológicos disponíveis na rede pública ou necessita de outros imunobiológicos especiais, como pacientes transplantados. O HIAS foi o primeiro hospital do Ceará a receber um CRIE. Somente em 2023, o órgão e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) atenderam quase 15 mil pessoas.
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA
Criado em 1977, o Programa de Residência do HIAS é uma referência para o estado Ceará. Desde o seu início, já formou mais de 600 especialistas em suas dependências, que tiveram a oportunidade de acompanhar patologias raras, doenças crônicas, usufruindo de toda a estrutura do Hospital e da expertise do seu corpo clínico, tornando-se especialistas mais completos e com uma visão social mais abrangente.
Um dos pontos altos do Programa de Residência é a possibilidade do trabalho multidisciplinar, pois há uma interação constante com outras especialidades, como Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia.