A Academia Brasileira de Pediatria (ABP) tem o prazer de indicar os melhores artigos publicados pelo Jornal de Pediatria todos os anos. Houve uma interrupção devido à pandemia e à reorganização do trabalho, mas estamos de volta recuperando os tempos difíceis pelos quais todos passamos, e com muita alegria viemos saudar os autores e suas pesquisas publicadas no JPed pelo impacto, relevância e inovação.
Em 2021, foram publicados 72 artigos originais. Destes, 12 chamaram a atenção pela sua temática relevante, sua metodologia cuidadosa e contribuição ao conhecimento na sua área específica. A seleção dos três melhores foi uma difícil tarefa. Os acadêmicos dedicaram várias horas na leitura atenta e na discussão dos critérios para tomada de decisão e chegaram às indicações, sem deixar de comemorar a excelência da revista da nossa Sociedade e sua grande contribuição ao ensino, pesquisa e assistência em Pediatria. Os três artigos premiados foram:
Desta forma, a ABP vem cumprimentar todos os autores dos trabalhos e comemorar a relevância do Jornal de Pediatria no cenário científico nacional e internacional, que se deve ao corpo de pesquisadores e ao trabalho incansável de seus editores.
Cristian Tedesco Tonial, membro da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), especialista em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica pela SBP/ AMIB, doutor em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS, médico plantonista da UTIP do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e membro do Comitê Executivo da Rede de Pesquisa BRnet- -PIC, é um dos autores do artigo “Performance of prognostic markers in pediatric sepsis” e descreve o sentimento em ser agraciado com o prêmio e relembra o Prof. Dr. Pedro Celiny Ramos Garcia:
“Recebo este prêmio da ABP com muito orgulho pelo impacto que tamanha honraria representa para nós pediatras brasileiros. Ser lembrado pelos acadêmicos, cujos livros encontram-se na minha estante e fizeram parte da minha formação como pediatra, tem um sabor todo especial. Publicar no Jornal de Pediatria é sempre um grande desafio pelo seu comitê editorial e revisores exigentes, que fizeram o periódico disparar seu fator de impacto nos últimos anos. Esse prêmio representa um esforço em valorizar a pesquisa de qualidade que é realizada aqui no Brasil. Gostaria de dedicá-lo ao Prof. Dr. Pedro Celiny Ramos Garcia, meu mestre e fonte de inspiração na carreira acadêmica, que faleceu recentemente. Dr. Celiny me ligou imediatamente quando soube do prêmio. Naquele dia, demos boas risadas relembrando o tempo em que trabalhamos juntos e discutimos os possíveis rumos da pesquisa em pediatria no Brasil. Seu amor pela Terapia Intensiva Pediátrica e sua contribuição inestimável à pesquisa brasileira estão hoje representados neste prêmio ABP”.