Memória

Premiação dos melhores artigos de 2021

Dra. Sandra Grisi
Membro Titular da Cadeira n. 6 da Academia Brasileira de Pediatria
Professora titular de Pediatria da FMUSP

A Academia Brasileira de Pediatria (ABP) tem o prazer de indicar os melhores artigos publicados pelo Jornal de Pediatria todos os anos. Houve uma interrupção devido à pandemia e à reorganização do trabalho, mas estamos de volta recuperando os tempos difíceis pelos quais todos passamos, e com muita alegria viemos saudar os autores e suas pesquisas publicadas no JPed pelo impacto, relevância e inovação.

Em 2021, foram publicados 72 artigos originais. Destes, 12 chamaram a atenção pela sua temática relevante, sua metodologia cuidadosa e contribuição ao conhecimento na sua área específica. A seleção dos três melhores foi uma difícil tarefa. Os acadêmicos dedicaram várias horas na leitura atenta e na discussão dos critérios para tomada de decisão e chegaram às indicações, sem deixar de comemorar a excelência da revista da nossa Sociedade e sua grande contribuição ao ensino, pesquisa e assistência em Pediatria. Os três artigos premiados foram:

  • “Performance of prognostic markers in pediatric sepsis”, dos autores Cristian Tedesco Tonial, Caroline Abud Drumond Costa, Gabriela Rupp Hanzen Andrades, Francielly Crestani, Francisco Bruno, Jefferson Pedro Piva e Pedro Celiny Ramos Garcia. Este artigo deriva de um projeto bem estruturado, inclui marcadores adequadamente combinados nos grupos de caso e de controle, e tem a vantagem adicional de ser um estudo prospectivo.
  • “Allergic sensitization pattern of patients in Brazil”, dos autores Carolina Sanchez Aranda, Renata R. Cocco, Felipe F. Pierotti, Emanuel Sarinho, Flávio Sano, Arnaldo Porto, Nelson Rosário, Herberto J. Chong Neto, Ekaterini Goudouris, Lillian S. Moraes, Neusa F. Wandalsen, Marcia C. Mallozi, Antônio C. Pastorino, Jackeline M. Franco, Maria L. Chavarria, Magnus Borres e Dirceu Solé. Este artigo é um dos poucos estudos multicêntricos sobre padrões de sensibilização a alérgenos entre pacientes com doenças alérgicas, particularmente de países de baixa e média renda (LMICs) em regiões tropicais e subtropicais. Compreender os padrões de sensibilização são importantes para a pesquisa e para a prática clínica, como informar sobre quais alérgenos e componentes alergênicos são mais relevantes para triagem de pacientes atópicos e para imunoterapia.
  • “Association between asthma and sleep hours in Brazilian adolescents”: de Natalia Rocha do Amaral Estanislau, Erica Azevedo de Oliveira Costa Jordão, Gabriela de Azevedo Abreu, Katia Vergetti Bloch, Maria Cristina Caetano Kuschnir, Mara M. R. Felix e Fabio Chigres Kuschnir. Os autores concluem que a prevalência de asma é significativamente maior em indivíduos que dormem menos horas. Este é um estudo que tem a grande força de incluir 59.442 adolescentes nas análises e mostrar a associação, sem a pretensão de concluir como relação causal, mas alertar os pediatras sobre a importância do tema “sono” nos acompanhamentos dos pacientes asmáticos.

Desta forma, a ABP vem cumprimentar todos os autores dos trabalhos e comemorar a relevância do Jornal de Pediatria no cenário científico nacional e internacional, que se deve ao corpo de pesquisadores e ao trabalho incansável de seus editores.

Cristian Tedesco Tonial, membro da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), especialista em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica pela SBP/ AMIB, doutor em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS, médico plantonista da UTIP do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e membro do Comitê Executivo da Rede de Pesquisa BRnet- -PIC, é um dos autores do artigo “Performance of prognostic markers in pediatric sepsis” e descreve o sentimento em ser agraciado com o prêmio e relembra o Prof. Dr. Pedro Celiny Ramos Garcia:

“Recebo este prêmio da ABP com muito orgulho pelo impacto que tamanha honraria representa para nós pediatras brasileiros. Ser lembrado pelos acadêmicos, cujos livros encontram-se na minha estante e fizeram parte da minha formação como pediatra, tem um sabor todo especial. Publicar no Jornal de Pediatria é sempre um grande desafio pelo seu comitê editorial e revisores exigentes, que fizeram o periódico disparar seu fator de impacto nos últimos anos. Esse prêmio representa um esforço em valorizar a pesquisa de qualidade que é realizada aqui no Brasil. Gostaria de dedicá-lo ao Prof. Dr. Pedro Celiny Ramos Garcia, meu mestre e fonte de inspiração na carreira acadêmica, que faleceu recentemente. Dr. Celiny me ligou imediatamente quando soube do prêmio. Naquele dia, demos boas risadas relembrando o tempo em que trabalhamos juntos e discutimos os possíveis rumos da pesquisa em pediatria no Brasil. Seu amor pela Terapia Intensiva Pediátrica e sua contribuição inestimável à pesquisa brasileira estão hoje representados neste prêmio ABP”.