Editorial

Infância saudável e educada é o alicerce da cidadania


Prof. Dr. Dioclécio Campos Júnior
 Membro Titular da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Pediatria

Alguns conceitos são prioritários para a construção do futuro de uma criança. Um dos mais importantes refere-se ao potencial cognitivo que possui, vale dizer sua capacidade de aprendizagem. Não falta comprovação científica. Com efeito, o lactente saudável já interage com os estímulos do meio ambiente, mormente os do núcleo familiar, associando os fonemas que ouve aos gestos de quem os pronuncia e aos demais estímulos de onde são emitidos. Assim, o bebê começa a aprender o seu idioma nativo que, por volta de dois anos de idade, já produz os primeiros resultados.


A Pediatria nasceu e persiste como a especialidade médica com a maior abrangência de conhecimentos e compromissos.


O grande pensador da Era Romana, Cícero, deixou bem claro o conceito essencial da educação que, infelizmente, tem sido ignorado: “educar é amamentar, proteger e instruir”. Trata-se de uma nobre e histórica referência que realça a grandeza da função materna, a ser reconstruída em favor da educação infantil que requer afeto, aconchego, ternura e dedicação espontânea.

A Pediatria nasceu e persiste como a especialidade médica com a maior abrangência de conhecimentos e compromissos. Neste sentido, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que mantêm seus objetivos em plena sintonia, merecem destaque pelos avanços que têm assegurado graças ao seu engajamento na luta pelos direitos da infância e da adolescência. Alguns exemplos são relevantes, tais como: Licença-maternidade de 6 meses; criação do Tratado Brasileiro de Pediatria, que já se encontra na sua quinta edição; duração de três anos da residência médica em pediatria como requisito para se obter o título de especialista; parceria com o Global Pediatric Education Consortium (GPEC) e elaboração da versão brasileira do Currículo Global de Pediatria.

Obviamente, a pandemia desativou tudo em todos os países. A educação presencial foi desmontada, gerando consequências negativas para crianças e adolescentes. Contudo, com a evidente desaceleração dessa tragédia viral, não há dúvida de que a SBP e a ABP poderão retomar toda a energia potencial que possuem a fim de que educação e saúde dessa faixa etária, com a qual estão comprometidas, sejam recuperadas e promovidas com humanismo e dedicação.