Notícias

24º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria

Comissão Organizadora

No dia 29/08/2024, realizou-se, em Fortaleza, o 24º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria. A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) foi a anfitriã e recebeu uma numerosa plateia em sua bela sede na capital cearense. Médicos e educadores tiveram a oportunidade de dialogar e propor soluções para um futuro melhor às crianças brasileiras, conforme destacou a Dra. Anamaria Cavalcante e Silva, 2ª vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Uma rica programação foi apresentada durante o Fórum. Entre os destaques, a mesa-redonda sobre o desenvolvimento infantil abordou a importância dos primeiros seis anos de vida. O Prof. Saul Cypel, participante dessa mesa, exibiu um vídeo sobre a arquitetura cerebral. Também se discutiu a inclusão de crianças neuroatípicas no ambiente escolar.

Outra mesa de grande relevância foi a apresentação da UAPI — Unidade Amiga da Primeira Infância —, um projeto de sucesso que tem como objetivo resgatar a Puericultura como promotora do crescimento e desenvolvimento infantil, permitindo que as crianças atinjam seu pleno potencial. A UAPI também foi apresentada na área da Educação, e a Dra. Francisca Maria de Oliveira Andrade, representante do UNICEF, destacou o interesse da instituição em disseminar as UAPIs por todo o Brasil.

A mesa "Adolescer no Brasil" discutiu temas cruciais para essa faixa etária. O coordenador iniciou com um breve relato sobre a história da Medicina do Adolescente no Brasil e no mundo, seguido de uma homenagem aos pioneiros dessa área de atuação. Entre os temas relevantes discutidos estavam a prevenção da gravidez na adolescência e a apresentação do Programa Gente Adolescente.

O encerramento do Fórum foi marcado pela mesa "A Escola Promotora de Saúde", na qual foram abordados temas como a prevenção de acidentes no ambiente escolar, alimentação saudável nas escolas e a atualíssima discussão sobre o uso excessivo de telas pelos adolescentes, além de como devemos agir diante desse cenário.

Estamos certos da assertividade do programa apresentado neste Fórum, evidenciado pelo intenso interesse e aplausos dos participantes em relação às apresentações.