Prezado Autor, antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.
CRONOGRAMA
30/06/2025 - Prazo final de envio dos resumos. O número de autores é limitado a 15. É obrigatória a inscrição de um dos autores no Congresso para submissão do trabalho. Não há limite de resumos de um mesmo autor.
01/07 a 30/07/25 – Período de avaliação dos trabalhos. Cada trabalho será pontuado por 3 avaliadores independentes, membros dos Departamentos Científicos da SBP e da Comissão de Temas Livres.
01/08/2025 - Divulgação dos trabalhos aprovados e o modo de apresentação do trabalho. O resultado será publicado no site do Congresso. O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
- A inscrição dos resumos deverá ser efetuada por um autor já inscrito no Congresso.
- Os resumos serão digitados diretamente na página do Congresso, opção Trabalhos Científicos - Inscreva seu Trabalho.
- O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a serem comunicados.
- Para efetuar a inscrição de trabalhos científicos (resumos) será necessário informar o endereço eletrônico (E-mail) e a respectiva senha de acesso de um dos autores, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no congresso.
- Serão aceitas apenas as inscrições dos trabalhos científicos (resumos) efetuada(s) pelos autor(es) regularmente inscrito(s) no Congresso.
- Não há limite de resumos de um mesmo autor, entretanto, este só poderá apresentar até 02 trabalhos.
- Cada resumo poderá ter até 15 autores, sendo 1 autor principal e os demais co-autores.
- Cabe à Comissão julgadora definida para este evento, avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas.
- Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de pôster.
- Revisões Sistemáticas e Metanálise poderão ser submetidas, mas não serão aceitas revisões de literatura que não contemplem esta metodologia.
- A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site. Os autores responsáveis pela submissão também serão notificados por email.
Da Elaboração dos Resumos
1- O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro Congresso Nacional
2- O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e contemplar os seguintes itens:
3- Trabalhos originais ou Revisões sistemáticas e Metanálises: Objetivo; Métodos; Resultados e Conclusão.
4- Relato de caso clínico: Introdução; Descrição do caso; Discussão e Conclusão.
5- Experiências exitosas: Introdução/Proposta; Métodos; Descrição, Análise e Reflexão da Experiência; Limitações, Conclusões e Recomendações.
6- Em cada resumo deverá constar que o Projeto foi enviado à Comissão de Ética em Pesquisa (número do processo) e para Revisões sistemáticas, número da PROSPERO - International prospective register of systematic reviews ou da Base de Registros de Revisões da Biblioteca Cochrane
7- Sugere-se que os autores coloquem duas a quatro referências relevantes, relacionadas à sua apresentação e modalidade de resumo, em espaço reservado a essa finalidade, sendo que esse número de palavras não será computado ao número máximo de palavras do resumo.
8- O resumo deverá ter no máximo 3000 (três mil) caracteres considerando os espaços, não sendo permitidos gráficos, fórmulas, imagens, formatações, símbolos ou caracteres especiais.
Das Orientações Gerais aos Autores
- Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
- Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão do processo de envio dos trabalhos submetidos para apreciação da comissão de temas livres.
- A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
- A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site do Congresso, o autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
- Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso.
- Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 17º Congresso Brasileiro de Adolescência e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
Das Apresentações
- Formato: Temas Livres: são apresentações orais realizadas em dia e horário determinados; serão limitados em dez minutos para a apresentação e cinco minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso.
- Formato: Pôster Eletrônico: Os trabalhos ficarão expostos em televisores no formato vertical (WideScreen retrato) e o autor deverá estar presente no horário e dia aprovado para apresentação, quando serão realizadas visitas pelo público. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso.
Anais do Congresso
- Os resumos dos trabalhos apresentados durante o evento ficarão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Pediatria no item - Anais dos Congressos