NORMAS PARA INSCRIÇÃO E ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Data limite para envio de trabalhos:  05/08/2025.

05/08/2025 - Prazo final de envio dos resumos. O número de autores é limitado a 15. É obrigatória a inscrição de um dos autores no Congresso para submissão do trabalho. Não há limite de resumos de um mesmo autor.

05/08 a 15/08/25 – Período de avaliação dos trabalhos. Cada trabalho será pontuado por 3 avaliadores independentes, membros dos Departamentos Científicos da SBP e da Comissão de Temas Livres.

01/09/2025 - Divulgação dos trabalhos aprovados e o modo de apresentação do trabalho. O resultado será publicado no site do Congresso. O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.

Prezado Autor, antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.

  • A inscrição dos resumos deverá ser efetuada por um autor já inscrito no Congresso.
  • Os resumos serão digitados diretamente na página do Congresso (www.adolescencia2025.com.br), opção Trabalhos Científicos - Inscreva seu Trabalho.
  • O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a serem comunicados.
  • Para efetuar a inscrição de trabalhos científicos (resumos) será necessário informar o endereço eletrônico (E-mail) e a respectiva senha de acesso de um dos autores, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no congresso.
  • Serão aceitas apenas as inscrições dos trabalhos científicos (resumos) efetuada(s) pelos autor(es) regularmente inscrito(s) no Congresso.
  • Não há limite de resumos de um mesmo autor, entretanto, este só poderá apresentar até 02 trabalhos em caso de apresentação oral.
  • Cada resumo poderá ter até 15 autores, sendo 1 autor principal e os demais co-autores.
  • No momento da inscrição, o autor deverá informar a sua opção de apresentação de seu trabalho na forma de exposição oral, pôster comentado ou pôster, por meio do preenchimento de campo específico na ficha de inscrição dos trabalhos científicos.
  • Cabe à Comissão julgadora definida para este evento, avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas.
  • Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de pôster.
  • Revisões Sistemáticas e Metanálise poderão ser submetidas, mas não serão aceitas revisões de literatura que não contemplem esta metodologia.
  • Os resumos deverão ser digitados diretamente na página do Congresso no endereço (www.adolescencia2025.com.br), marcando-se a opção: Trabalhos Científicos - Inscreva seu Trabalho.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site. Os autores responsáveis pela submissão também serão notificados por email.

Da Elaboração dos Resumos

1- O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro Congresso Nacional

2- O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e contemplar os seguintes itens:

3- Trabalhos originais ou Revisões sistemáticas e Metanálises: Objetivo; Métodos; Resultados e Conclusão. 

4- Relato de caso clínico: Introdução; Descrição do caso; Discussão e Conclusão.

5- Experiências exitosas: Introdução/Proposta; Métodos; Descrição, Análise e Reflexão da Experiência; Limitações, Conclusões e Recomendações.

6- Em cada resumo deverá constar que o Projeto foi enviado à Comissão de Ética em Pesquisa (número do processo) e para Revisões sistemáticas, número da PROSPERO - International prospective register of systematic reviews ou da Base de Registros de Revisões da Biblioteca Cochrane

7- Sugere-se que os autores coloquem duas a quatro referências relevantes, relacionadas à sua apresentação e modalidade de resumo, em espaço reservado a essa finalidade, sendo que esse número de palavras não será computado ao número máximo de palavras do resumo.

8- O resumo deverá ter no máximo 3000 (três mil) caracteres considerando os espaços, não sendo permitidos gráficos, fórmulas, imagens, formatações, símbolos ou caracteres especiais.

Das Orientações Gerais aos Autores

  1. Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
  2. Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão do processo de envio dos trabalhos submetidos para apreciação da comissão de temas livres.
  3. A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
  4. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site do Congresso, o autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
  5. Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso.
  6. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 17º Congresso Brasileiro de Adolescência e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Das Orientações Gerais aos Autores

  1. Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
  2. Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão do processo de envio dos trabalhos submetidos para apreciação da comissão de temas livres.
  3. A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
  4. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site do Congresso www.adolescencia2025.com.br, com planilhas de datas e horários de apresentação.
  5. O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
  6. Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso.
  7. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 16º Congresso Brasileiro de Adolescência e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Das Apresentações

  1. Formato: Temas Livres: são apresentações orais realizadas em dia e horário determinados; serão limitados em 7 minutos para a apresentação e dois minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso.
  2. Formato: Pôster Comentado: Os trabalhos selecionados como pôster comentado ficarão expostos sob a forma de pôster eletronico e serão apresentados em locais, dias e horários especialmente para tal fim. Cada expositor terá 05 minutos para sua apresentação, seguido de 02 minutos para debate com a comissão avaliadora. O autor apresentador deverá estar inscrito no Congresso.
  3. Pôster simples: Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôster eletrônico  durante o periodo do evento e não haverá debatedores presentes. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso. Os certificados serão emitidos on-line .
  4. O e-Poster deverá ser desenvolvido em PowerPoint ou software equivalente e salvo em formato PDF na posição VERTICAL e deve conter somente UMA PÁGINA.
     
    • Configuração de tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura);
    • Slide dimensionado para apresentação em tela (proporção 16:9 / widescreen);
    • Orientação de página: retrato (vertical);
    • Para evitar cortes nos textos, é importante que sejam utilizadas as margens laterais padronizadas do seu editor.
    • Usar fontes e cores que permitam bom contraste e boa visualização

Anais do Congresso

  • Os resumos dos trabalhos apresentados durante o evento ficarão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Pediatria no item - Anais dos Congressos
Sociedade Brasileira de Pediatria

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