Assim como o gaúcho planeja um bom churrasco, com carne de qualidade, fogo forte e amigos ao redor, o nosso Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica está sendo preparado com todo o cuidado para oferecer uma experiência inesquecível. Em abril de 2025, nos encontraremos em Porto Alegre para celebrar a 18ª edição do evento, que é um verdadeiro marco na nossa especialidade.
Como todos sabem. após a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, tivemos que adiar nosso congresso. Isso só nos deixou mais determinados a fazer deste encontro um sucesso. Será a oportunidade perfeita para nos reunirmos, discutirmos os avanços da área e, claro, agradecer por todo o apoio que recebemos. Um bom gaucho sempre está com as portas abertas para receber os amigos. O Congresso 2025 será um espaço para atualizar conhecimentos, discutir os desafios e avanços, e também para reencontrar colegas e amigos de todo o Brasil. Vamos nos reunir, trocar experiências e olhar para o futuro desta especialidade. Estamos preparando uma programação de alta qualidade, com a participação de profissionais renomados, tanto nacionais quanto internacionais. Este será o momento de refletir sobre o trabalho que já realizamos e planejar os próximos passos.
Esperamos você em Porto Alegre, para um congresso que, assim como um bom assado, será preparado com muito cuidado e que, com certeza, será inesquecível.
José Paulo V. Ferreira
Presidente da SPRS
Durante a maior tragédia climática da história do RS, infelizmente precisamos adiar o grande encontro da PNEUMOLIGIA PEDIÁTRICA do Brasil. Um encontro que reúne Pneumopediatras e Pediatras de todo país para ouvir, discutir, aprender e compartilhar conhecimento na área de doenças respiratórias da infância.
A tragédia no RS deixou consequências e especialmente a logística ficou prejuticada durante todo o ano de 2024. Porém, em Abril de 2025, teremos a oportunidade de reencontrar colegas de todo Brasil. Além do reencontro, será também mais uma oportunidade para nós, gaúchos, agradecermos por todo apoio que recebemos durante a tragédia!
Será uma grande congresso. A pneumologia pediátrica vem atravessando um período de intensos avanços. Algumas doenças de alto impacto e relevância para nossa especialidade estão passando mudanças importantes, e que devem se intensificar nos próximos anos.
As novas possibilidades de prevenção dos casos de graves de bronquiolites e pneumonias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) podem mudar completamente a forma de atuação de muitos pediatras e, especialmente, do pneumologista pediátrico. Além disso, novos tratamentos para asma e fibrose cística também vem modificando, para melhor, as ferramentas para o controle das doenças respiratórias crônicas da infância. Os avanços estão sempre acompanhados de novos desafios. Temos observado também um aumento dos casos de pneumonias complicadas e um avanço global dos casos de tuberculose.
Todos esses avanços e desafios recentes trazem ainda mais importância para o Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica 2025. Esse evento vai reunir pediatras, pneumopediatras e especialistas em Fibrose Cística. Teremos, nesse congresso de 2025, a possibilidade de revisão e atualização sobre todas as novidades na área de doenças respiratórias da infância.
Além disso, é um momento especial para reencontrar amigos, colegas e colaboradores. É um momento e oportunidade de conversar sobre o dia a dia, sobre o trabalho, sobre os projetos.
Porto Alegre e o Rio Grande do Sul fazem parte da história da Pneumologia Pediátrica no Brasil. Muitos centros de referência para doenças respiratórias no RS foram pioneiros no Sul ou até no Brasil. Nossa especialidade tem a nobre missão de prevenir e tratar o grupo de doenças que é, até hoje, a causa mais importante de internações hospitalares em crianças. Esse é um momento, também, de relembrar a história e planejar o futuro.
Por fim, precisamos reencontrar, celebrar, e especialmente trocar experiências. Será um momento especial para atualizar, reconhecer, pensar e repensar sobre o futuro da pneumologia pediátrica no Brasil.
Leonardo A. Pinto
Pneumologista Pediátrico, SBP
Queridos e queridas colegas pediatras,
Saudações.
A esperar encontrá-los (as) bem, venho aqui reiterar o convite para sua presença no nosso 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica que teremos em Porto Alegre, RS, de 08 a 11 de maio próximo. Pneumologia é, praticamente, o dia a dia do pediatra, concordam?
Discutir nossos desafios diários nessa área de atuação, avançar nos assuntos referentes à pandemia do SARS-Cov-2 e suas implicações na criança, a sempre prevalente tuberculose, a fibrose cística, as vacinas importantes na prevenção em todas as idades, a asma, vírus sincicial respiratório, infecções bacterianas e todas as abordagens terapêuticas, são vários dos instigantes debates que se farão presentes.
Serão ampliadas as discussões para além das especificidades, com reflexões sobre ida precoce para as creches, cigarros eletrônicos, enfim a relação médico-paciente-família do século XXI.
Finalmente, vejam o programa completo e certamente constatarão a relevância e o cuidado com que foi construído.
Clóvis Francisco Constantino
Presidente da SBP.