Queridos (as) colegas pediatras.
Que bom que vocês decidiram por se atualizarem nas questões da adolescência.
Sabemos que esse grupo etário é vulnerável e precisa que estejamos prontos para atendê-lo com bases científicas atualizadas, com humanidade, com ética e empatia.
Debateremos desde a contribuição da espiritualidade para a promoção da saúde até as particularidades da violência como agressora da saúde.
Muitas capacitações para vocês, pediatras. Os adolescentes são parte de nosso alvo de atenção competente e afetuoso.
Vamos discutir, nestes dias, casos clínicos e temas específicos selecionados.
Bem-vindos (as)
Clóvis Francisco Constantino
Presidente da SBP
Prezados colegas
Com muita alegria receberemos na cidade do Rio de Janeiro, o 16º Congresso Brasileiro de Adolescência.
Temas relevantes inerentes ao adolescente serão abordados como: Atualização vacinal, evolução estatural e puberal, atividade física, obesidade, transtornos alimentares, violência, cidadania e saúde mental entre outros tópicos.
Professores renomados fazem parte da grade científica elaborada cuidadosamente pelos Departamentos Científicos de Medicina do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, a nossa querida SOPERJ, que com certeza agradarão aos congressistas presentes.
Portanto não deixem de comparecer ao evento e aproveitar para desfrutar do melhor que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer.
O Congresso acontecerá de 23 a 26 de agosto de 2023 no Hotel Windsor localizado na praia da Barra da Tijuca.
Um grande abraço a todos,
Claudio Hoineff
Caros Congressistas
É com muita satisfação que convidamos a todos para o 16º Congresso Brasileiro de Adolescência que será realizado de 23 a 26 de agosto de 2023 no Rio de Janeiro, RJ.
A medicina do adolescente é uma área de atuação da pediatria e está inserida em diversos programas de residência médica e treinamento em diversos serviços no Brasil. Ela estuda uma fase da vida com diversas especificidades e peculiaridades, nessa transição criança – adulto, passando por desenvolvimento da sexualidade, autonomia, projetos de vida, socialização mais intensa, exacerbação ou início de transtornos mentais, aumento de riscos, violência.
Ela abrange uma equipe multiprofissional bem diversa composta por pediatras, médicos de outras especialidades, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, educadores, psicopedagogos, advogados.
Os organizadores compostos pelos departamentos científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria e da filiada do Rio de Janeiro, SOPERJ, prepararam uma programação com mesas redondas, discussão de casos clínicos, conferências, painéis, apresentação de temas livres, práticas para estudantes e residentes.
Trabalhamos para atualizar os principais temas voltados para a saúde integral dos adolescentes, aumentar o olhar para a capacitação profissional em termos educacionais e multiprofissionais.
Teremos um Fórum com participação e apresentação de diversos adolescentes e educadores, além dos profissionais da área da saúde.
Teremos, também, a “Voz do Adolescente”, durante o congresso, mostrando suas próprias experiências de vida.
As apresentações dos temas livres aprovados pela comissão organizadora, serão inseridas no início das mesas com temas semelhantes, para despertar e aprofundar os conhecimentos.
Haverá um local para apresentação de Pósteres que promoverão mais um espaço de aprendizagem e discussão com os autores.
O programa foi elaborado pelos departamentos científicos visando uma atualização, um maior acolhimento e um olhar abrangente dessa faixa etária em suas diversas necessidades, nesse tempo pós-pandemia de covid19 a qual afetou enormemente nossos adolescentes gerando diversas sequelas diretas e indiretas sob os pontos de vista orgânico e psicossocial.
Temos, também, o objetivo de estreitar laços e trocar experiências com os diversos profissionais que atuam nessa fase de vida tão especial.
Desejamos que seja um congresso muito proveitoso e traga novos conhecimentos para as práticas em nossos diversos serviços como consultórios, ambulatórios, unidades básicas, prontos socorros, envolvendo profissionais de diversas áreas que atuam com o objetivo de refletir e promover ações sociais e humanas a essa população.
Convido a todos a participarem do nosso congresso e aproveitarem o máximo desse programa elaborado com muito carinho por nossa equipe e aproveito para convidá-los a usufruir das belezas da nossa Cidade Maravilhosa !
Um grande abraço e até lá!
Denise Garcia de Freitas Machado e Silva