(08:30-12:30)
Introdução:
Estratégias de neuroproteção usando modalidades como eletroencefalografia de amplitude integrada (aEEG), espectroscopia de infravermelho próximo (NIRS) e hipotermia terapêutica (HT) são cada vez mais utilizadas para otimizar o cuidado de neonatos com alto risco de lesão cerebral. Muitos centros estão agora desenvolvendo um enfoque de terapia neurointensiva.
Este workshop iniciará com considerações práticas para o estabelecimento de um programa de UTI Neurológica Neonatal (UTINNeurológico) em um ambiente de terapia intensiva. A revisão do manejo de bebês com Encefalopatia Hipóxica Isquêmica (HIE) e a interpretação básica de aEEG e NIRS para populações neonatais-alvo serão revisadas.
Também examinaremos as evidências em prematuros que apoiam o uso de aEEG para prognóstico e monitoramento NIRS para diminuir significativamente a carga de hipóxia cerebral.
O workshop também se concentrará em cenários de casos selecionados para destacar a utilidade do neuromonitoramento multimodal. Uma sessão interativa incentivando a participação do público permitirá que os participantes examinem as aplicações de neuromonitoramento na prematuridade, encefalopatia hipóxica isquêmica, doença cardíaca congênita, persistência do canal arterial, sepse e outras condições que levam a um risco aumentado de lesão cerebral. Abordagens potenciais para descobertas anormais e futuros avanços tecnológicos em neuromonitoramento e captura de dados serão discutidas.
Parte I - Teoria:
Introdução e considerações práticas para o estabelecimento de uma UTIN Neurológica.
- Discutir os aspectos do estabelecimento de um programa UTIN Neurológica, incluindo populações-alvo, equipamentos, pessoal e desafios contínuos
Palestra 2
Revisão básica: Hipotermia terapêutica - indicação e manejo.
- O participante será capaz de avaliar quando devemos indicar hipotermia terapêutica em uma criança com EHI e como promover o manejo clínico adequado.
Palestra 3
Revisão básica: aplicação e interpretação do aEEG.
- O participante será capaz de interpretar os padrões de aEEG anormais comumente vistos.
Palestra 4
Revisão básica: abordagem para valores NIRS anormais, o participante irá descrever a abordagem dos valores cerebrais de NIRS anormais.
Parte II - Prática
Cenários de casos interativos de neuromonitoramento multimodal com resolução de problemas e interação ao vivo com os participantes.
Os líderes do workshop irão rever cenários de casos curtos incorporando neuromonitoramento multimodal com foco na resolução de problemas interativos e participação do público.
Palestrantes:
- Gabriel F. T. Variane1,2, Maurício Magalhaes1,2, Alexandre Netto1,2, Rafaela R.
F.Pietrobom1,2, Bianca Figueredo1,2, Ludmila Ventura2,3
1. Divisão de Neonatologia, Departamento de Pediatria, Irmandade da Santa Casa de
Misericórdia de São Paulo, São Paulo, Brasil.
2. Protecting Brains and Saving Futures Organization, São Paulo, Brasil.
3. Hospital São Cristóvão, São Paulo, Brasil
Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço • Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000.
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail • [email protected]