Carta de Dra. Luciana Silva

Caro Pediatra,

Tenho andado pelo Brasil, vendo a realidade da Pediatria de perto. Foram muitas viagens, muitos congressos e conversas com pediatras, pacientes e famílias, uma vez que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem buscado representar o médico pediatra em toda sua amplitude.  Mas, por que isso é desafiador?

Vivemos no quinto maior país do mundo, com uma população de 209 milhões de pessoas, sendo 66 milhões de pacientes pediátricos. Frente a este cenário, somos 37 mil pediatras espalhados pelo Brasil, com diferentes idades, especialidades e sotaques. 

Somos vários, mas seguimos com o mesmo propósito:  promover saúde e bem-estar a recém-nascidos, crianças e adolescentes, numa relação que envolva família e sociedade.

O médico pediatra é o único profissional habilitado para diagnosticar e tratar crianças – do nascimento à adolescência. Temos todas as especialidades necessárias e o acesso às melhores práticas existentes. 

A SBP atua na integração de uma ampla rede de proteção de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Nosso objetivo é o aperfeiçoamento do conhecimento cientifico, a troca de experiência entre os nossos associados e a realização de campanhas que engajam todo o País em prol dos nossos pacientes e famílias.  Nosso combustível, por sua vez, é o sorriso de nossas crianças e nossos adolescentes.

Para representar essa enorme rede, em um mundo repleto de tecnologias e avanços, mas, também, de lacunas em necessidades básicas, precisávamos de uma imagem que representasse a pluralidade da Pediatria, tal qual é diversa nossa malha de pacientes e suas realidades.  

Precisávamos, ainda, dar visibilidade ao poder transformador da Pediatra, que alia tecnologia, responsabilidade e acolhida humanizada.  Somos, assim, protagonistas na luta pela saúde da infância e adolescência.  

Afinal, se há uma nova vida, se faz necessária a Pediatria, ofício que reverbera no crescimento e no desenvolvimento de cada paciente. Neste país tão heterogêneo, o trabalho de pediatras se manifesta de diferentes formas na busca de um mesmo objetivo.  

É esse sentimento que buscamos traduzir na nova marca da Sociedade Brasileira de Pediatria.  Somos muitos Ps (pediatras) e nada melhor do que ressaltar o efeito multiplicador dessa atuação. 

Essa é a nova SBP: ainda mais próxima do paciente, da família e de você, pediatra!

Leve, de fácil leitura e comunicação simples e direta, a nova marca reflete realmente o que somos: muitos, diversos e integrados na missão de cuidar do nosso futuro!

E nunca se esqueçam: juntos, fazemos uma Pediatria melhor e mais forte. 

Forte abraço,  

Luciana Rodrigues Silva
Presidente da SBP

A história da marca

A identidade visual renovada da SBP está sendo lançada em dezembro, como um presente de Fim de Ano para os associados da entidade, que poderão contar com um logo atualizado e moderno, que reflete o trabalho histórico da pediatria no Brasil. “É direito de toda criança realizar plenamente seu potencial como ser humano. Para defender este direito, a SBP promove o exercício digno e competente da especialidade. Trabalha ainda para fortalecer a consciência de todos sobre a importância dos cuidados e da atenção às crianças e aos adolescentes, apoiando os profissionais e instituições que atuam visando seu bem-estar”, ressalta a presidente da Sociedade, dra Luciana Rodrigues Silva.