O 3º Simpósio de Reanimação Pediátrica foi aberto por Alexandre Rodrigues Ferreira, diretor da SBP e coordenador de Reanimação Pediátrica. Essa foi uma das atividades da agenda científica do evento, que reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater temas importantes sobre a saúde infantojuvenil.
A SBP, em parceria com a Soperj, inaugurou o sétimo polo de treinamento em BLS, no Estado do Rio de Janeiro, certificado pela American Heart Association (AHA)
O Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), responsável pela capacitação de pediatras e profissionais de saúde em geral nos cursos Basic Life Support (BLS) e Pediatric Advanced Life Support (PALS), renovou o seu credenciamento para atuar como Centro de Treinamento no Brasil.
Pediatras de diversas localidades do Brasil se reuniram nessa terça-feira (3), em Natal, para discutir e apresentar as atualizações no que diz respeito ao reconhecimento, abordagem inicial e atendimento de crianças e adolescentes com sinais de gravidade.
Nos últimos dias 20 e 21 de novembro, o Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) (Pediatric Advanced Life Support, PALS na sigla em inglês) promoveu a capacitação de médicos de diversas especialidades no estado do Mato Grosso do Sul (MS).
A COVID-19 é a doença causada pelo novo coronavírus 2019 (SARS-CoV-2). O modo de transmissão é de pessoa a pessoa, por meio de gotículas respiratórias (tosse, espirro ou falar alto) ou contato próximo (contato das mãos contaminadas com a boca, nariz ou conjuntiva ocular).
A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é um procedimento de emergência e que pode ocorrer em pacientes com COVID-19. A RCP nesses pacientes demanda atenção especial devido ao maior risco de produção de aerossóis durante as manobras de compressão torácica e ventilação, oferecendo risco importante de contaminação à equipe assistencial, especialmente quando o paciente ainda não está com a via aérea isolada.
Capacitação prática em ressuscitação cardiorrespiratória. Esse foi o principal objetivo do Curso PALS (Pediatric Advanced Life Support) – realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Cearense de Pediatria – em Fortaleza (CE) para os 12 alunos nos dias 29 e 30 de novembro.
Em adultos, a parada cardiorrespiratória (PCR) com frequência é súbita e tem causa cardíaca. Mas em crianças, a PCR geralmente é secundária à insuficiência respiratória e choque.