Publicado/atualizado: março/2024
Departamento Científico de Medicina do Sono
É chamada também de apneia noturna ou somente apneia, sendo um distúrbio que faz com que a respiração durante o sono seja interrompida ou ocorra parada completa dela por alguns instantes (segundos ou minutos).
Esta é a prevalência estimada de AOS na população pediátrica geral. Esta estimativa é ainda mais elevada em crianças e adolescentes com fatores de risco para AOS, como aquelas nascidas prematuramente e/ou que estão acima do peso e/ou que apresentam aumento das amígdalas e adenoide (hipertrofia de tecido tonsilar), asma e/ou rinite alérgica.
Basta questionar os pais ou cuidadores das crianças a respeito da ocorrência de ronco de modo recorrente e frequente. Esta é uma recomendação da Academia Americana de Pediatria há mais de uma década (mais detalhes poderão ser encontrados ao acessar o item 2 que está abaixo).
Mesmo que outros achados clínicos também sejam inespecíficos, podem ser observados: sono agitado e/ou em posições não usuais, enurese (emissão involuntária de urina à noite), hiperatividade, déficit de atenção e labilidade emocional.
Torna-se importante conversar com o pediatra da criança, relatando estas alterações, para que possa investigar e auxiliar ainda mais na manutenção da saúde de seus pacientes.