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A criança prematura: suas peculiaridades e o papel da família

Departamento Científico de Neonatologia

  • Sim, o bebê apresenta ritmo de desenvolvimento, avaliado pelo crescimento e aquisição de habilidades motoras e cognitivas, de acordo com o grau da prematuridade. É importante ressaltar que mesmo para crianças nascidas a termo ocorre uma variação na aquisição das habilidades, de acordo com o ritmo de cada criança, dentro do considerado normal.  

  • Os pais devem ser informados que na avaliação do desenvolvimento de seus filhos prematuros é importante levar em consideração a idade corrigida, e não a idade cronológica, durante os primeiros dois anos de vida. 

  • Idade cronológica é a que considera a data de nascimento.  Idade corrigida é a justada pelo grau de prematuridade.

    Por exemplo: a criança que nasce no dia 1o de agosto, com 32 semanas de gestação estará, em 1o de novembro, com 3 meses de idade cronológica e 1 mês de idade corrigida.

    Isso porque ela nasceu dois meses (8 semanas) antes da idade gestacional prevista de 40 semanas.

    Importante: a criança é considerada termo com 37 semanas ou mais de idade gestacional. Porém, a idade gestacional considerada referência ou padrão, é de 40 semanas!

  • As crianças prematuras frequentemente apresentam comportamento diferentes das nascidas a termo:

    ·         Passam menos tempo acordadas

    ·         Ficam menos alertas e responsivas quando acordadas

    ·         São menos ativas, intercalando períodos de agitação

    ·         Possuem ciclos mais curtos de sono-vigília

    ·         Despertam agitadas com mais frequência à noite

    ·         Possuem hipotonia dos músculos do pescoço

    ·         Demandam aleitamento materno em intervalos mais curtos

    Demandam um período maior, relacionado à prematuridade e sua evolução,  para alcançar os marcos do desenvolvimento. Por exemplo, podem demorar mais tempo que o bebê a termo para adquirir habilidades motoras, como firmar a cabeça, sentar sem apoio e andar.
  • A alta hospitalar da criança prematura é um momento de muita alegria para os pais, mas também de apreensão em relação aos cuidados que ela pode demandar  em casa.  O ambiente familiar é o melhor local para que a criança se desenvolva com saúde. Os pais precisam ser orientados em relação aos cuidados: 

    ·         Higienizar as mãos antes e após cuidar da criança

    ·         Priorizar aleitamento materno

    ·         Comparecer às consultas com o pediatra e equipe, conforme o plano de alta hospitalar

    ·         Colocar o prematuro para dormir de barriga para cima, no berço

    ·         Seguir o plano de imunização indicado

    ·         Evitar aglomerações e lugares fechados

    ·         Evitar contato com pessoas com sintomas respiratórios (tosse, espirro, secreção nasal) e/ ou febre

    ·         Não fumar em casa

    ·         Trocar as fraldas sempre que houver urina e/ou fezes

    ·         Banho com sabonete neutro

  • O apego interativo e sensível dos pais são estímulos protetores fundamentais   para o crescimento e desenvolvimento da criança, mais ainda no contexto da prematuridade.

    A família, apoiada e orientada pela equipe multiprofissional, é que poderá intervir no dia a dia para favorecer processos que potencializam o desenvolvimento da criança. Assim, os pais podem estimular seus filhos nas atividades diárias conforme as etapas do desenvolvimento, de acordo com o grau de prematuridade, orientados pelo pediatra e equipe do cuidado, e muito importante, de acordo com as suas percepções de pais!

    Nos primeiros três meses a criança prematura tem longos períodos de sono e quando acordada, demanda alimentação. Esses períodos variam de acordo com o grau de prematuridade. Os pais podem, nos períodos de interação com a criança acordada, favorecer o desenvolvimento da linguagem, por meio da voz e no aconchego do colo ou na posição canguru. O desenvolvimento motor também deve ser estimulado favorecendo movimentos voluntários da criança, sempre na interação com a mãe, pai, familiar ou cuidador.

     

  • Após os três meses a criança pode ser estimulada para interagir com o ambiente “mais distante”. Os pais podem usar brinquedos para estímulo visual e observar como ela responde seguindo os objetos com mais facilidade. O estímulo do controle de tronco pode ser feito segurando o bebê no colo sem apoiar as costas no corpo do adulto e deixar a cabecinha livre. Quando o bebê começa a reclamar é porque está cansando; neste momento, deve-se permitir que se apoie no adulto. Conversar sobre o desenvolvimento da criança com a equipe do cuidado é muito importante.

    Após os nove meses é o momento de estimular a engatinhar. Deixar o bebê em posição de “quatro” até que ele mostre que não quer mais. Nesta fase é importante “fazer exercícios” para aumentar a força nas pernas: deixar o bebê em pé de frente para o sofá ou cadeira. Mas cuidado, sempre com atenção para prevenção de acidentes, como quedas!

     
  • A melhor forma para a prevenção da prematuridade é a gestante realizar o pré-natal completo. Desta forma os profissionais que acompanham a gestante têm a oportunidade de implementar as estratégias para evitar o parto prematuro, que variam de acordo com os fatores associados à prematuridade. A prematuridade é uma síndrome complexa, com muitos fatores associados, que podem estar predominantemente ligados aos problemas maternos, ou placentários ou fetais. A gestante deve realizar todas as consultas e exames indicados, evitar o fumo e bebidas alcoólicas, manter boa nutrição, controlar todos os problemas conhecidos associados à prematuridade, por exemplo, quando alguma infecção for diagnosticada pelo médico, realizar o tratamento indicado. Também, muitas infeções estão associadas aos hábitos de vida e comportamentos, como contato com animais domésticos, e precisam ser discutidos com o seu médico.