Voltar ao Portal SBP
Apneia do sono

Publicado/atualizado: dezembro/2023

Nayara Soares de O. Lacerda

Departamento Científico de Otorrinolaringologia

  • O que é ronco e apneia do sono?

O ronco é um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. A vibração das estruturas das vias aéreas superiores, como palato mole e úvula, que causam esse ruído grave chamado de ronco.

O ronco pode, ainda, ser sintoma da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Nessa doença ocorrerá pausa respiratória com duração de pelo menos dez segundos, causando uma pausa do fluxo de ar para os pulmões. Na criança que tem frequentes episódios de apneia tem um sono de baixa qualidade. Com o tempo, a SAOS, se não for tratada, pode resultar em problemas sérios de saúde. Cerca de 10% das crianças roncam, mas somente cerca de 1 a 3 % das crianças que roncam têm apneia do sono.

  • Quais são os fatores de risco para a criança apresentar roncos e SAOS?

Os principais fatores de risco para o ronco e SAOS na criança são:  amígdalas e/ou adenoides grandes, obesidade, síndromes genéticas (síndromes de Down e Prader-Willi), anomalias crânio faciais, doenças neurológicas (baixo tônus muscular, paralisia cerebral, distrofia muscular) e história familiar de SAOS.

  • Quais são os sintomas da apneia do sono ?

A SAOS cursa com sintomas noturnos e diurnos, já que a noite de sono com má qualidade repercute durante o dia seguinte. Os principais sintomas noturnos da SAOS são: roncos frequentes, pausas respiratórias, respiração pela boca, despertares frequentes, sono agitado, urinar na cama, ruídos de sufocamento e inspiração difícil. Dentre os sintomas diurnos: desatenção ou mau desempenho na escola, hiperatividade, sonolência diurna, cansaço, dor de cabeça principalmente pela manhã e voz anasalada.

  • Como é feito o diagnóstico de apneia do sono em crianças?

Para o diagnostico de SAOS é importante a descrição dos sintomas diurnos e noturnos, mostrar vídeos do sono da criança para o médico. O exame padrão outro é a polissonografia, onde a criança irá dormir com monitorização para análise do sono.

  • Qual tratamento para roncos e apneia do sono em crianças?

Existem diversos tipos de tratamento para a SAOS, que dependerão do(s) fator(es) causal(is) e de seu nível de gravidade. O tratamento geralmente é multidisciplinar e pode envolver desde mudança de estilo de vida como perda de peso, mudança de posição para dormir até tratamento medicamentoso, como para rinite alérgica, ou cirúrgico como a remoção da adenoide /ou das amígdalas.  Outra possibilidade é a utilização de um equipamento, o CPAP (do inglês:“Continuous Positive Airway Pressure”- pressão positiva contínua em vias aéreas) ), que é uma máscara especial que mantém pressão positiva e contínua nas vias aéreas superiores, evitando seu colapso durante o sono. . O uso de próteses orais para melhor posicionamento de língua e fonoterapia também são possibilidades terapêuticas