Publicado/atualizado: janeiro/2023
Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial
É o pilar, a pedra angular da pediatria, responsável pela promoção da saúde, pelo bom crescimento e desenvolvimento das crianças.
É um importante acompanhamento médico realizado por pediatra, a puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental.
Médico Pediatra especializado no acompanhamento de crescimento, desenvolvimento neuro-motor- cognitivo – psicológico de bebês, crianças e adolescentes e apoio às famílias
A primeira consulta ocorre no terceiro trimestre da gestação, com a finalidade de cuidados desde já à saúde materna e consequentemente ao bebê.
Atualmente, a ciência reconhece a existência de efeitos que refletem o estilo de vida materno na saúde do filho, como alimentação, atividade física, sono e estresse. A importância desta consulta inicial está na orientação de melhores hábitos assim como nos cuidados ao recém-nascido nos primeiros dias de vida.
A primeira consulta acontece entre 7 e 10 dias de vida
- 0 a 6m: mensal
- 6 a 12m: bimestral
- 12 a 18 m: trimestral
- 1 ½ a 5 anos: semestral
- 5 a 18 anos: anual
- Ganho de peso
- Ganho de altura
- Alimentação e suplementações vitamínicas de rotina
- Desenvolvimento: motor, cognitivo e emocional (incluindo relações interpessoais e desempenho escolar)
- Imunizações
- Funcionamento gastrointestinal e gênito urinário
- Qualidade de sono
- Atividade física x tempo de telas
- Contato com a natureza
- Prevenção de acidentes
- Curvas de peso e estatura padronizadas pela OMS
- Curvas de desenvolvimento padronizadas pela OMS
- Calendário de vacinação pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações)
- Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a suplementação de vitamina D e Ferro no primeiro ano de vida da criança
· Leve a Carteira Nacional de Saúde da Criança lá estão as vacinas, o acompanhamento do peso e seus gráficos e muitas informações fundamentais.
· Prepare por escrito todas suas dúvidas e necessidades, para não esquecer de falar tudo durante a consulta, você tem que sair da consulta com todas suas dúvidas esclarecidas.
· Não fique fazendo “chantagens” mentirosas com a criança como exemplo: “se não comer o médico vai dar injeção”, “se comporta senão o médico vai internar você”, enfim, o PEDIATRA É UM AMIGO DA CRIANÇA, NÃO UM CARRASCO.
· Não esqueça de levar uma troca de roupa, fralda, mamadeira ou uma fruta caso ocorra algum atraso, aquelas que tomam leite materno “é tudo de bom” tem o melhor leite, gratuito e prático em qualquer situação e horário.
· Caso tenha feito exames anteriores ou consultas com outros médicos leve exames e receitas para atualização
· Caso não possa ir cancela a consulta com antecedência, irá liberar horário para outra criança necessitada, além de ser um ato de educação e respeito ao pediatra.
· Caso vá se atrasar, ligue e fale com a secretária do pediatra sobre a situação da agenda, as vezes um atraso pode prejudicar toda agenda do médico.
· Evite levar irmãos, primos, etc. A consulta tem que ser focada no paciente do dia. E lembre-se a consulta é individual, evite discutir problemas do irmão, do vizinho, do parente, cada caso é um caso.
· Evite, principalmente nesta época de pandemia vários acompanhantes, é um meio de proteger você, seu filho e seu pediatra.
· Ao entrar no consultório DESLIGUE O CELULAR, o foco é a consulta da criança. Tocar o celular ou pior atender o celular durante a consulta é deselegante e um desrespeito ao profissional.
· A consulta de PUERICULTURA não é um evento, evite fotografar ou filmar, existe uma legislação que preserva o direito de imagem do médico e da criança.
· Se quiser uma lembrança do pediatra, uma foto com a criança ou com a família primeiro peça a permissão para fotografar.
· Evite buscar informações em sites leigos, busque informações cientificamente comprovadas com você encontra aqui no PEDIATRIA PARA FAMÍLIAS