Publicado/atualizado: outubro/2023
Grupo de Trabalho de Oftalmologia Pediátrica
Dr. Fábio Ejzenbaum
Uma lesão ocular pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar: em casa, na escola, no lazer ou nos esportes. Perto de 50% das lesões oculares ocorrem durante atividades desportivas e de entretenimento – com incidência maior em crianças e adolescentes. Trauma contuso (de uma bola, punho ou cotovelo) pode causar sangramento dentro do olho, que é chamado de hifema. O sangue nos olhos pode causar pressão ocular elevada e inflamação, o que pode levar à perda permanente da visão.
Os outros tipos de traumatismo são cortantes (geralmente objetos pontiagudos) e químicos (principalmente desinfetantes como álcool e produtos de limpeza).
O trauma pode ser nas pálpebras, sistema de drenagem lacrimal, os ossos que circundam o olho (órbita) e o próprio globo ocular.
Itens domésticos como elásticos, garfos, cabides, ferramentas de jardinagem e utensílios de cozinha podem causar ferimentos significativos aos olhos. Produtos químicos usados em casa, como alvejantes, produtos de limpeza e até mesmo sabonetes, xampus e perfumes, podem causar irritação extrema e/ou danos aos olhos. Os recipientes para lavar roupa e louça podem ser especialmente perigosos, pois parecem divertidos de brincar, mas podem explodir facilmente nos olhos de uma criança, e muitos contém substâncias como ácidos ou componentes químicos básicos muito prejudiciais aos olhos.
O tratamento depende do tipo de lesão. Se cair algum produto químicos nos olhos, é muito importante enxaguar imediatamente com água. Lave os olhos e o rosto com água corrente por pelo menos 10-15 minutos. Enxaguar o produto químico dos olhos reduz a chance de problemas de longo prazo. O próximo passo é entrar em contato com seu médico ou ir imediatamente ao pronto-socorro para uma avaliação. É importante levar o produto químico ou uma foto do produto para a avaliação e para ajudar a garantir que ele seja tratado adequadamente. Se um objeto pontiagudo tiver cortado o olho ou a pálpebra e se estiver preso ao olho, não o puxe. Deixe-o no lugar e não permita que a criança toque nele. Pode ser necessário colar um copo de plástico ou espuma limpo e vazio sobre o olho para protegê-lo até que você possa chegar ao hospital. Transporte a criança ferida para o pronto-socorro o mais rápido possível. Outras lesões contundentes ou cortantes devem ser examinadas por um oftalmologista, pois a gravidade da lesão pode não ser fácil de ver.