Voltar ao Portal SBP
Verminoses: mitos e verdades

Publicado/atualizado: janeiro/2023

Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial

  • Quanto à forma de contágio: é verdade que pode –se pegar verminose ao sentarmos em bancos contaminados?

MITO.  A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados ou através de pequenos ferimentos na pele por onde o verme pode penetrar.

  • Dentre os principais sintomas ,encontramos vontade de comer doces ,ranger os dentes e manchas brancas na pele do rosto?

MITO. Os vermes não causam mancha na pele (aquelas manchinhas brancas no rosto são chamadas de ptiríase alba e possuem outra origem), muito menos vontade de doces ou de quaisquer outras coisas. A criança que range os dentes deve procurar um dentista para uma avaliação, pode apresentar má oclusão dentária.

As manifestações mais comuns são: falta de apetite, irritabilidade, dor e distensão abdominal, náuseas e vômitos, diarreia e/ou constipação e anemia. O áscaris (lombriga) e mais três outros tipos de vermes apresentam um ciclo pulmonar, e por isso podem provocar tosse, chiado no peito e até mesmo pneumonia.

  • O melhor exame para auxiliar no diagnóstico de uma verminose é o protoparasitológico, conhecido como exame de fezes?

VERDADE. Geralmente coletado em 3 amostras em dias diferentes, auxilia em qual tipo de verme está ocasionando o processo infeccioso.

  • O médico Pediatra irá escolher o medicamento ideal para o tratamento, conforme estilo dos sintomas e resultado dos exames?

VERDADE. O Pediatra é o profissional adequado para indicar o melhor tratamento com medicações já padronizadas para o seu filho. Não confie na internet e em informações que não sejam embasadas pelos órgãos médicos responsáveis. Consulte sempre o seu pediatra

  • Como é uma doença infecciosa relacionada com saneamento básico precário, somente acontece em zona rural ou cidades remotas e de baixa renda?

MITO. As verminoses são doenças democráticas. Acometem ambos os sexos, independentemente da idade e da classe social, nas zonas rurais e urbanas. Podem ser adquiridas através de alimentos mal lavados ou malcozidos e pequenos ferimentos na pele.

  • Como pode-se prevenir as verminoses?
    • Lave bem e com frequência as mãos, especialmente quando for lidar com alimentos, antes das refeições e depois de usar o banheiro. Lembre-se de utilizar sabão;
    • Lave cuidadosamente os alimentos antes de prepará-los, especialmente os que vão ser consumidos crus. De preferência, deixe verduras e legumes de molho por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa (15mL) de água sanitária;
    • Procure não andar descalço em lugares em que não conheça as condições de higiene;
    • Beba apenas água filtrada. Se não for possível, ferva-a antes de beber.
    • Se precisar realizar refeições fora de casa, opte por locais que apresentem a higiene adequada