Voltar ao Portal SBP
Verruga

Publicado/atualizado: janeiro/2021

Departamento Científico de Dermatologia

  • O que é verruga?

Verruga é uma infecção viral da pele, causada pelo papilomavírus humano (HPV).

Existem mais de 150 subtipos de HPV que infectam diferentes locais da superfície corporal.

É muito comum em crianças e pode afetar qualquer região da pele e das mucosas.

  • Como a verruga se manifesta?

Há diferentes manifestações conforme a região acometida da pele. Por exemplo, aquela lesão elevada e espessa localizada no dorso das mãos, joelhos ou cotovelos, é denominada de verruga vulgar.

Outro exemplo seria aquela lesão mais plana e espessa, encontrada nas plantas dos pés, o popularmente conhecido como “olho de peixe”, é a verruga plantar. Dentre outros tipos menos frequentes.

  • Como a verruga é transmitida?

A transmissão do HPV acontece principalmente por meio do contato pele a pele, entre pessoas diferentes ou pela mesma pessoa de uma região para outra do corpo.

  • Como prevenir a transmissão da verruga?

Evitar o contato direto ou mexer e “cutucar” a verruga, usar calçados em locais de banho público e não compartilhar objetos de uso pessoal.

  • Existem fatores que facilitam que a criança tenha verrugas?

Crianças com deficiências imunológicas (como nas pessoas com HIV) ou com doenças crônicas de pele (como na dermatite atópica) podem apresentar verrugas em maior número ou mais recidivantes.

  • A vacina do HPV protege de verruga?

A vacina protege contra alguns subtipos de verruga, que são os envolvidos nas verrugas genitais (subtipo 6 e 11) e no câncer de colo uterino (subtipo 16 e 18).

Esta vacina está no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde brasileiro e tem se mostrado eficaz e segura.

  • Como tratar a verruga?

O primeiro passo é um correto diagnóstico médico, pois muitas outras lesões de pele, como os nevos melanocíticos também conhecidos como “sinais” ou “pintas”, outras infecções de pele e até lesões malignas, podem parecer com verrugas ao olhar do leigo.

A maioria das verrugas desaparece sozinha, aproximadamente dois terços entram em remissão em até 2 anos, mas isso depende de cada criança. Também podem recidivar, incomodar e aquelas localizadas na região plantar podem doer.

Não há um tratamento ideal, há várias opções de tratamento, geralmente são necessárias várias visitas ao médico assistente e tratamentos dolorosos devem ser evitados em crianças.

O tratamento visa que a verruga desapareça mais rapidamente. Enquanto tratar a verruga mantenha a lesão coberta com esparadrapo, assim o vírus não se espalha para outras partes do corpo e para outras pessoas.

A decisão de tratar e como fazê-lo deve ser avaliada a cada caso: médico habilitado, responsáveis pela criança e a criança (conforme seu grau de compreensão) terão seu papel na escolha do tratamento.