Voltar ao Portal SBP
Quantas vezes o bebê pode evacuar por dia?

Publicado/Atualizado: janeiro/2020

Departamento Científico de Aleitamento Materno 

  • O meu filho evacua todas as vezes que mama. Isso é diarreia?

O ritmo intestinal das crianças apresenta variações com a idade. Nos primeiros meses de vida, principalmente em crianças alimentadas só com leite materno, é comum evacuar todas as vezes que mamam. Se a criança está bem e não apresenta outros sintomas, não tem problema; é normal e não é diarreia.

  • Mesmo se ele evacuar fezes líquidas é normal?

Sim, crianças amamentadas exclusivamente, ou seja, não recebem nenhum outro alimento a não ser o leite materno, podem ter fezes de consistência mais líquida sem ser diarreia

  • Mesmo se ele evacuar 10 ou mais vezes ao dia é normal?

Sim, pode ser normal, desde que ele esteja ganhando peso adequadamente e não tenha nenhum sinal de alerta como febre, fezes com cor e cheiro diferente do habitual, sangue nas fezes, recusa para se alimentar.

  • Por que isto acontece?

Comer e em seguida evacuar é devido ao reflexo gastrocólico, ou seja, a ingestão do alimento provoca distensão do estômago, estimula os movimentos do intestino, com impulso do conteúdo fecal para o interior do reto e eliminação de fezes amolecidas. Além disso, o leite tem substâncias que aceleram os movimentos intestinais, como a motilina, e baixos níveis de gorduras. As crianças alimentadas com fórmulas infantis costumam apresentar fezes mais endurecidas porque essas fórmulas têm mais ácidos graxos.   

  • Isto só acontece com as crianças amamentadas?

Pode acontecer tanto em crianças amamentadas como nas não amamentadas. Mas como as crianças amamentadas geralmente se alimentam em maior número de vezes, este reflexo se torna mais frequente (exacerbado) e mais notado pelos pais, que podem interpretá-lo como sinal de diarreia. 

  • O que eu devo fazer?

Se a criança estiver hidratada, a evolução de crescimento adequada (peso e comprimento) e ela estiver ativa, bem disposta, não são necessárias mudanças na alimentação ou uso de medicamentos. Mas, se houver qualquer dúvida, consulte o seu pediatra.