Voltar ao Portal SBP
Diagnóstico da artrite idiopática juvenil

Publicado/atualizado: abril/2022

Departamento Científico de Reumatologia

  • O que é artrite?

Artrite é a inflamação da membrana que reveste por dentro as articulações, chamada de sinóvia, que produz o líquido sinovial. Também usamos o termo sinovite (inflamação da sinóvia) como sinônimo de artrite. As articulações mais acometidas com artrite são joelhos, tornozelos, pequenas articulações das mãos e pés, punhos, cotovelos e coluna cervical. Essas articulações ficam inchadas e prejudicam a movimentação, o andar e as atividades da criança.

  • O que é artrite crônica?

Artrite crônica é aquela que dura mais de 6 semanas, podendo durar por meses a anos. O especialista capacitado para o tratamento das doenças reumáticas pediátricas ou o “reumatismo da criança e do adolescente” é o reumatologista pediátrico, sendo importante o encaminhamento do pediatra para o especialista para que a artrite crônica seja tratada precocemente evitando-se os danos, pois pode evoluir com limitações dos movimentos ou comprometer outros órgãos e sistemas.

  • O que é a artrite idiopática juvenil ou AIJ?

As artrites crônicas da criança e do adolescente já foram denominadas de artrite crônica juvenil, porque podem durar meses ou evoluir por mais tempo. Também se denominava artrite reumatoide juvenil, à semelhança com a artrite do adulto, mas os especialistas reconheceram que as manifestações da criança e do adolescente são muito diferentes da artrite reumatoide, a forma dos adultos. Atualmente são chamadas de artrite idiopática juvenil ou abreviadamente AIJ.

  • A AIJ pode acometer outros órgãos?

Algumas formas de AIJ também podem inflamar o músculo do coração (miocardite), a membrana que reveste o coração, chamada de pericárdio (pericardite) e a dos pulmões, chamada de pleura (pleurite). Também podem causar inflamação no olho ou febre alta. Isso pode acontecer de forma variável, ou seja, diferentes manifestações podem ocorrer em uma criança o adolescente e ainda uma mesma manifestação pode ser diferente de uma criança para outra.

  • Como é feito o diagnóstico da AIJ?

Especialistas em diferentes partes do mundo estabeleceram critérios diferentes para as diferentes formas de apresentação das artrites crônicas da criança. As formas de aparecimento das artrites crônicas receberam nomes diferentes de acordo com o número de articulações acometidas, se até quatro articulações inflamadas ao mesmo tempo ou mais de cinco articulações inflamadas, ou ainda aqueles que se manifestam com inflamações nos tendões (chamada entesite), inflamação na coluna, ou inflamação em partes do olho (chamada de uveíte). Há também aqueles que apresentam febre muito alta, persistente e prolongada e manchas vermelhas no corpo, que aparecem junto com a febre e desaparecem quando a febre melhora.

  • Quais os exames necessários para o diagnóstico da AIJ?

Alguns exames laboratoriais como o fator antinúcleo (FAN) mostraram associação com o número de articulações inflamadas e o risco de desenvolver uveíte. Outro exame laboratorial, o fator reumatoide ou teste do látex tem associação com maior número de articulações acometidas em adolescentes. A associação com psoríase na criança ou a manifestação de psoríase em parentes de primeiro grau, caracteriza outra forma de artrite crônica na infância e adolescência, a artrite psoriásica, que se manifesta frequentemente com inflamação nos dedos das mãos e dos pés chamada de dactilite.

  • Qual a importância de classificar a AIJ?

Estas manifestações da AIJ, junto com os testes laboratoriais, durante os primeiros seis meses do início dos sintomas, caracterizam formas diferentes, que precisam de acompanhamento e tratamentos diferentes, sendo importante classificá-las desde o início. Além disso, tratar logo no início com o tratamento adequado para cada uma destas formas, resultará em melhores chances de remissão, ou seja, o controle completo dos sintomas.

  • Qual é a classificação atual da AIJ?

A classificação mais recente, foi estudada por um grupo de especialistas de diferentes partes do mundo que chamaram a artrite crônica da criança de artrite idiopática juvenil (AIJ) que vem sendo usada até os dias de hoje. “Idiopática” significa de causa desconhecida. Muitas pesquisas têm sido conduzidas atualmente para reconhecer e tratar adequadamente e identificar exames que possam indicar melhor o tratamento.

  • Quais os tipos mais comuns de AIJ?

AIJ oligoarticular, oligo significa poucas articulações envolvidas, sendo a forma mais comum, acometendo até quatro articulações, principalmente joelhos e tornozelos e com o exame FAN positivo na maioria dos casos. Também pode causar inflamação nos olhos (uveíte) que pode ocorrer sem sintomas em crianças muito pequenas.

AIJ poliarticular acomete cinco ou mais articulações principalmente com inchaço nas mãos e pés, pequenas articulações dos dedos, articulações do pescoço e da mandíbula. O fator reumatoide pode estar negativo ou positivo. Quando positivo, esta forma é chamada de AIJ poliarticular com fator reumatoide positivo e se parece com a doença do adulto. Precisa de tratamento mais intenso e prolongado.

  • Qual a forma de AIJ que causa febre alta e inflamação intensa em órgãos e sistemas?

Na AIJ sistêmica, como o próprio nome indica, há manifestações em diversos órgãos e sistemas, causando febre persistente com manchas na pele durante a febre, inflamação no pulmão, coração, fígado e baço, que podem ocorrer juntos ou isoladamente.

  • Qual a forma de AIJ que afeta a coluna?

A artrite relacionada à entesite, acomete mais os meninos, manifestando-se com artrite dos joelhos e tornozelos, das articulações dos pés, dos quadris e da coluna, chamada de articulações sacroilíacas, podendo causar dor nas costas e intensa dor nos tendões dos joelhos, tornozelos e da coluna. Se houver entesite ou história de familiares com inflamação na coluna chamada de espondilite, há um exame genético chamado teste do HLA-B27 que identifica que estes casos ocorrem em outras pessoas da família e com chances de acometer a coluna na vida adulta.

  • Qual a forma de AIJ que se manifesta junto com a psoríase?

A psoríase é uma doença que causa descamação em placas na pele e também alterações nas unhas (furinhos iguais a um dedal de costura), ou inflamação dos tendões dos dedos das mãos e dos pés chamada de dactilite. Quando a criança apresenta artrite associada com psoríase, é chamada de artrite psoriásica. A psoríase pode aparecer antes ou depois da manifestação articular, podendo exigir tratamento específico tanto para a doença da pele quanto para a artrite.

  • Qual a importância do diagnóstico precoce e da classificação correta?

Classificando-se estas manifestações, reconhecendo precocemente os tipos de AIJ, estabelecem-se os tratamentos adequados para cada uma destas formas. A familiaridade do pediatra mediante a suspeita de artrite crônica para encaminhamento precoce ao reumatologista pediátrico e início do tratamento adequado para cada uma destas formas, determina o sucesso do tratamento de cada uma destas formas de AIJ.