Voltar ao Portal SBP
Pandemia de Miopia

Publicado/atualizado: janeiro/2023

Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial

  • O que é MIOPIA?

A miopia nada mais é do que a dificuldade de enxergar objetos de longe causado por um erro refrativo da visão. Miopia é uma palavra vem do grego “Myopia”, que significa “fechar os olhos”. Aliás, esse é um dos sinais que você pode observar se seu filho está desenvolvendo um quadro de miopia ou não, porque o míope faz justamente isso quando não consegue enxergar, fecha e aberta os olhos para enxergar objetos distantes, ou chega perto deles para enxergar melhor.

  • Como se instala um quadro de MIOPIA?

Tudo começa com estímulos para o olho crescer de forma anormal. A dificuldade de enxergar causada pela miopia se deve pelo formato do olho. Uma pessoa de visão normal costuma ter o formato do globo ocular arredondado, enquanto que uma pessoa que tem miopia possui esse formato mais longo do que deveria ser.

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que provoca a dificuldade de enxergar. Então, quem possui miopia tem a imagem dos objetos formada antes da retina, provocando dificuldades para visualizar objetos à distância. 

  • A MIOPIA tem uma transmissão genética de pais para filhos?

Sim, se os pais têm miopia, a criança tem pelo menos 50% de chances de ter também.

Mas atenção, os especialistas atualmente acreditam que a miopia seja resultado de uma mistura de hereditariedade e fatores ambientais. É possível que a criança herde uma certa propensão à miopia, mas será então o seu estilo de vida que cria as condições para você desenvolver miopia.

  • O que pode acelerar o desenvolvimento de MIOPIA em uma criança?

Se a criança submete seus olhos a muitos trabalhos em curta distância como ler, estudar, assistir vídeos, jogos eletrônicos e aulas on line no computador ou tablete ou celular favorece o desenvolvimento de miopia. E quando menor o tamanho da tela, maior será o estrago no olho. Adicionalmente, pesquisas recentes sobre o assunto apontam que o alongamento do globo ocular que causa a miopia pode estar relacionado com a falta de exposição à luz natural.

  • Exposição a luz solar ajuda evitar MIOPIA?

Sim recentes pesquisas foram realizadas com crianças, e mostraram que crianças que passavam em média de 3 a 7 horas realizando atividades ao ar livre tinham uma visão melhor do que aquelas que tinham miopia.

Antes da pandemia de COVID-19 estávamos perplexos com a explosão na prevalência de miopia na Ásia Oriental, com 80-90% dos estudantes universitários míopes, sendo que 20% ou mais deles já manifestam miopia patológica (forma grave da miopia). O incremento da prevalência de miopia, nesta parte do mundo, estava sendo associado ao aumento na pressão educacional e à mudança no estilo de vida, incluindo diminuição do tempo gasto em ambiente externo. O mesmo fenômeno tem sido observado em outras partes do mundo, porém de forma menos marcante. Mas agora com a pandemia de COVID 19 e as crianças em isolamento social em casa, tivemos um aumento ABSURDO do tempo de tela das crianças, com aulas on line¸ e na ociosidade dentro de casa com vídeos e joguinhos no celular ou tablete. Uma outra Pandemia, a de novos míopes.

  • O fazer para desconfiar que o filho tem MIOPIA e o que fazer?

Em primeiro lugar observar a distância que seu filho está tomando para enxergar os objetos, se chegar muito perto para ver, é sinal de miopia, aparecimento de estrabismo, piscar e/ou esfregar os olhos excessivamente são sinais de miopia, comunique seu pediatra nas consultas de rotina e anualmente visite um oftalmologista habilitado a cuidar de crianças.

Os estudantes devem ser orientados a seguir a regra 20-20-20, ou seja, fazer pausa de 20 segundos para olhar objetos a 20 pés que equivalem a 6 metros de distância de seus dispositivos, uma vez a cada 20 minutos e piscar voluntariamente e completamente o máximo que puderem, para reduziremos sintomas de astenopia e secura dos olhos.

  • O que é ASTENOPIA?

O termo “astenopia” é usado para designar qualquer sintoma ou desconforto com origem no uso dos olhos, como: dor de cabeça, dor nos olhos, cansaço aos esforços visuais, visão borrada, fotofobia (aflição da luz), ardência e desconforto visual.

Quando a criança fica em frente das telas por muito tempo, podem referir dores de cabeça, olhos secos e vermelhos, irritação ou ardência e dificuldade para leitura. Esses sintomas provêm de um problema conhecido como Astenopia Digital.

Com o aumento do uso de smartphones, computadores, tabletes e outros aparelhos eletrônicos, a Astenopia Digital se tornou uma pandemia. Isso porque a luz azul emitida pelas telas desses aparelhos é absorvida com mais intensidade do que a luz ultravioleta, causando desconforto na região dos olhos. Segundo pesquisas, a luz azul das telas pode causar danos irreversíveis à retina após muito tempo de uso.

  • Outras dicas para prevenção da MIOPIA em crianças

Não há dúvidas de que é necessário, o mais rápido possível, os pais imporem regras e limites em casa e também o governo construir uma política nacional de saúde ocular voltada para retardar o início e a progressão da miopia nos escolares do ensino fundamental. Estes programas deverão prever que os alunos gastem de 10 a 14 horas semanais em atividades externas com exposição à luz solar. Deverão, também, restringir tarefas visuais de perto, em distâncias muito curtas e com mais de 2 horas de duração diárias, especialmente com o uso de smartphone, tablete ou computador.

Estamos agora colhendo os frutos (podres) oriundos do isolamento social e o mundo home office, o mundo on line, a vida dentro de casa sem a necessária exposição solar, brincar ao ar livre, que a criança volta a ser criança não um robô na frente de uma tela